Mundo

Argentina inaugura estátua da Virgem Maria maior que o Cristo Redentor; veja fotos

A imagem tem o tamanho aproximado de um prédio de onze andares, contém uma capela em seu interior e um mirante de 360°

A imagem tem o tamanho aproximado de um prédio de onze andares, contém uma capela em seu interior e um mirante de 360° (Reprodução/@turismocatamarca)

A imagem tem o tamanho aproximado de um prédio de onze andares, contém uma capela em seu interior e um mirante de 360° (Reprodução/@turismocatamarca)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de setembro de 2024 às 14h16.

Última atualização em 15 de setembro de 2024 às 14h30.

As disputas entre Brasil e Argentina não estão reservadas apenas ao futebol. Em uma demonstração de devoção que serve também para a promoção do turismo, a província de Catamarca, na Argentina, inaugurou em setembro uma estátua da Virgem do Vale com 52,42 metros de altura e localizada a 5.900 metros acima da vizinhança de El Rodeo. Ela supera em tamanho o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil.

"Queríamos fazer algo que fosse útil para a comunidade e para o turismo, que as pessoas pudessem aproveitar e que os devotos pudessem vir e ficar diante da imagem" explicou o promotor da empreitada, o empresário Walter D'Agostini, segundo reportagem do jornal argentino La Nacion.

"Levou quase nove anos, não falamos de dinheiro porque não quero calcular. O esforço e o sacrifício que foram feitos foi muito grande", disse a uma rádio local.

A figura é a mais importante da região e, através de lei, foi estabelecido que todo dia 7 de setembro seja comemorado o “Dia do Milagre” na província. A data foi instituída em memória do terremoto de 2004 e como forma de agradecimento à Virgem do Vale, a quem se atribui a protecção recebida durante o desastre dos anos 2000.

A imagem tem o tamanho aproximado de um prédio de onze andares, contém uma capela em seu interior e um mirante de 360°, de onde é possível ver as cidades vizinhas e é acessado por uma escada com 117 degraus. Na base, há também instalações como um bar e banheiros.

"Meus pais vieram da Europa após a Segunda Guerra Mundial para trabalhar. Chegaram a Catamarca e foi muito difícil não conhecer o idioma, o contato com as pessoas, foi muito difícil para eles estarem aqui. Minha mãe se tornou devota da Virgem do Vale. Em agradecimento, diziam-nos que Catamarca os recebeu e que deveríamos fazer coisas para o benefício da sociedade", disse também o empresário.

Como visitar a Virgem do Vale, em Catamarca

O local já está funcionando desde o dia 7 de setembro, com visitas guiadas que exigem reserva prévia devido à capacidade limitada do local. Segundo informações publicadas pelos organizadores da atração, ela está disponível para visitas inclusive nos sábados e domingos, das 11h às 18h.

Os custos incluem o transporte de ida e volta. Os preços variam de 5.000 a 20.000 pesos (cerca de R$ 29,31 a R$ 117,23).

Há uma opção de fazer a subida a pé, o que sai de graça. Essa rota abrange quase 6 quilômetros desde a estrada até o topo da serra onde a estátua está erguida.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaRio de Janeiro

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino