Mundo

Argentina e Chile esvaziam zonas próximas de vulcão

O vulcão, localizado na fronteira da província argentina de Neuquén e na região chilena de Bio Bio, aumentou fortemente sua atividade sísmica nas últimas 24 horas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2013 às 17h45.

Buenos Aires/Santiago - A Argentina e o Chile decretaram nesta segunda-feira alerta vermelho e ordenaram a retirada de centenas de pessoas de uma região de 25 quilômetros ao redor do vulcão Copahue devido ao risco de uma erupção, disseram autoridades.

O vulcão, localizado na fronteira da província argentina de Neuquén e na região chilena de Bio Bio, aumentou fortemente sua atividade sísmica nas últimas 24 horas. Na semana passada liberou uma coluna de fumaça e gases que já não se via nesta segunda-feira.

"Hoje (segunda-feira) está dentro de um processo que tem o risco de entrar em erupção. Por causa disso, foi decretado o alerta vermelho", disse o ministro do Interior do Chile, Andrés Chadwick, na capital chilena.

O funcionário especificou que 2.240 pessoas devem ser retiradas da região.

O governo de Neuquén declarou alerta vermelho e ordenou a retirada preventiva da localidade Caviahue-Copahue, onde moram cerca de 900 pessoas. Anteriormente, o município havia ordenado a suspensão das aulas.

Caviahue-Copahue é uma localidade turística localizada 400 quilômetros a noroeste da capital provincial, Neuquén. Na área de Alto Bio Bio, perto do vulcão, estão as represas Ralco e Pangue, da elétrica Endesa Chile que, contudo, não foram afetadas.

Fontes da empresa disseram à Reuters que estão observando a situação, mas atualmente as represas estão em níveis mínimos técnicos, o que evitaria uma eventual abertura das comportas, embora suas paredes estejam preparadas para resistir ao movimento sísmico.

Em meados de 2011, o complexo vulcânico Cordón Caulle, também no sul do país, entrou em erupção e provocou o cancelamento de voos locais e internacionais na Argentina e no Chile.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaChileDesastres naturaisVulcões

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia