Mundo

Argentina: Crise Colômbia-Venezuela não é assunto do Mercosul

San Juan - A cúpula de mandatários do Mercosul não é o âmbito propício para discutir a crise atual entre Colômbia e Venezuela, disse nesta segunda-feira a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, indicando que a União de Nações Sul-Americanas é o foro adequado para tratar a disputa. A presidente, que está na província argentina de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2010 às 23h48.

San Juan - A cúpula de mandatários do Mercosul não é o âmbito propício para discutir a crise atual entre Colômbia e Venezuela, disse nesta segunda-feira a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, indicando que a União de Nações Sul-Americanas é o foro adequado para tratar a disputa.

A presidente, que está na província argentina de San Juan para presidir a cúpula do bloco econômico sul-americano, também pediu para esperar a posse do presidente colombiano Juan Manuel Santos para poder abordar o conflito com maior perspectiva.

"Acho, primeiro, que não é o âmbito adequado porque o Mercosul é um organismo mais econômico-comercial que outra coisa e nossos debates neste sentido foram feitos muito mais na Unasul e com muito mais efetividade porque é o organismo político que agrupa toda a região", disse ela.

O Mercosul, integrado por Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, e que tem a Venezuela em processo de adesão, faz em San Juan sua cúpula semestral de presidentes.

Esperava-se que a presença do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na reunião de San Juan estimulasse o bloco sul-americano a debater a nova crise entre Caracas e Bogotá, mas o mandatário desistiu de participar.

O conflito entre as duas nações se intensificou depois que o governo do presidente Álvaro Uribe denunciou que vários guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército da Libertação Nacional (ELN) estão abrigados na Venezuela com a aparente tolerância de Chávez, que em reação rompeu as relações diplomáticas com Bogotá.

A Unasul, no entanto, é integrada pelos países sul-americanos e tem como secretário-geral o ex-presidente argentino e marido de Cristina, Néstor Kirchner.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaVenezuela

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'