Mundo

Arábia Saudita convoca embaixador no Egito e fecha embaixada

Medidas foram tomadas por causa das manifestações e das ameaças as suas missões diplomáticas no Egito

Centenas de egípcios protestaram na terça-feira diante da embaixada da Arábia Saudita no Cairo  (Carsten Koall/Getty Images)

Centenas de egípcios protestaram na terça-feira diante da embaixada da Arábia Saudita no Cairo (Carsten Koall/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2012 às 13h04.

O governo da Arábia Saudita decidiu convocar seu embaixador no Egito e fechar sua embaixada no Cairo, além dos consulados em Alexandria e Suez, devido a manifestações hostis, informou neste sábado a agência oficial de notícias saudita Spa.

Segundo a agência, um porta-voz do governo justificou estas medidas por causa das manifestações e das ameaças as suas missões diplomáticas no Egito, depois do anúncio da detenção de um advogado egípcio na Arábia Saudita.

O porta-voz considerou "injustificadas" as manifestações diante dessas representações, e mencionou tentativas de invadir as missões e ameaças feitas a seus funcionários sauditas e egípcios.

"Palavras de ordem hostis foram gritadas e a imunidade das representações diplomáticas foi violada contra todas as regras internacionais", acrescentou o porta-voz saudita.

Segundo ele, as manifestações e a violência causaram a interrupção da atividade diplomática e consular, inclusive dos trâmites para viagens de trabalho e de peregrinos egípcios para a Arábia Saudita.

Centenas de egípcios protestaram na terça-feira diante da embaixada da Arábia Saudita no Cairo para exigir a libertação de um advogado defensor dos Direitos Humanos egípcio detido pelas autoridades sauditas.

Os manifestantes bradaram palavras de ordem hostis ao regime de Riad, ao qual pediram a libertação "imediata" de Ahmed Mohamed Tharwat al-Gizawy, detido em 17 de abril em sua chegada ao aeroporto de Yeda.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaArábia SauditaEgitoPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru