Mundo

Arábia Saudita confirma que sediará reunião entre EUA e Ucrânia na próxima semana

Ministério das Relações Exteriores saudita disse em um comunicado que a cidade de Jedá vai receber as lideranças dos dois países

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 7 de março de 2025 às 10h11.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

A Arábia Saudita confirmou nesta sexta-feira, 7, que sediará uma reunião entre os Estados Unidos e a Ucrânia na cidade costeira de Jedá na próxima semana, depois que ambos os países anunciaram que seus respectivos governos realizarão um encontro para avançar nas negociações com a Rússia.

O Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita disse em um comunicado que a cidade de Jedá sediará "a reunião programada entre os Estados Unidos e a Ucrânia", que ocorrerá na próxima semana, embora não tenha especificado a data.

Além disso, ressaltou os "esforços contínuos do reino para alcançar uma paz duradoura que ponha fim à crise ucraniana", ao mesmo tempo em que lembrou que a Arábia Saudita "deu continuidade a esses esforços nos últimos três anos, organizando muitas reuniões nesse sentido".

Ontem, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou nas redes sociais que se encontrará com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, na segunda-feira.

“Depois disso, minha equipe permanecerá na Arábia Saudita para trabalhar com parceiros americanos. A Ucrânia está mais do que interessada na paz", disse o presidente ucraniano, após anunciar que seu governo está trabalhando com os EUA para realizar uma reunião na próxima semana para avançar nas negociações com a Rússia.

"Como dissemos ao presidente Trump, a Ucrânia está e continuará trabalhando exclusivamente de forma construtiva por uma paz rápida e duradoura", garantiu Zelensky.

Por sua vez, o enviado especial dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, também expressou confiança de que o encontro será "uma boa reunião" e também um "bom sinal para os russos, porque eles também foram proativos em querer fazer algo a respeito".

Segundo a emissora de televisão americana “Fox”, a delegação dos EUA incluirá o secretário de Estado Marco Rubio, o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca Mike Waltz e o próprio Witkoff.

Os governos da Ucrânia e dos EUA retomaram o contato esta semana após a desastrosa visita de Zelensky à Casa Branca, que terminou prematuramente depois que o presidente ucraniano se envolveu em uma tensa discussão pública com Trump e seu vice-presidente, J.D. Vance.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaArábia SauditaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Drone ucraniano provoca incêncio perto de 'palácio de Putin' no sul da Rússia

Deputado ucraniano assassinado no oeste do país

Navio de guerra americano entra no Canal do Panamá rumo ao Caribe

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais