Mundo

Aquecimento global acelera emissões dos solos

São Paulo - O aquecimento global pode acelerar liberação do dióxido de carbono dos solos. É o que aponta estudo publicado na edição de quinta-feira (25) da Revista Nature. Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) analisaram dados sobre emissões do solo de mais de  mil pontos ao redor do mundo. De acordo com o estudo, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - O aquecimento global pode acelerar liberação do dióxido de carbono dos solos. É o que aponta estudo publicado na edição de quinta-feira (25) da Revista Nature.

Pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) analisaram dados sobre emissões do solo de mais de  mil pontos ao redor do mundo.

De acordo com o estudo, no período de 1989 e 2008, a liberação de CO2 dos solos aumentou em cerca de 0,1% ao ano. Em 2008, o total global de emissões do solo atingiu a marca de 98 milhões de toneladas - o equivalente a dez vezes as emissões antrópicas anuais.

A explicação dos cientistas para o fenômeno está diretamente ligada ao aquecimento global. Para eles, as altas temperaturas do globo estariam influenciando o aumento das taxas de decomposição da matéria orgânica dos solos, responsáveis pelas emissões.

* com informações da Envolverde

 

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalCarbonoClimaEmissões de CO2

Mais de Mundo

Prefeita de Los Angeles demite chefe dos bombeiros por gestão de incêndios

Juiz adia julgamento de prefeito de Nova York por corrupção, mas rejeita arquivar o caso

Homem é gravemente ferido após ser atacado no memorial do Holocausto em Berlim

Procuradoria rejeita denúncia de Evo Morales sobre suposto 'atentado' na Bolívia