Mundo

Aquecimento global estimula avanço de pragas agrícolas

Estudo sugere que as pragas avançam cerca de 3 Km por ano rumo a áreas antes inadequadas para sua proliferação, e diz que fenômeno ameaça a segurança alimentar


	Colheita doente: entre 10% e 16% das culturas globais são perdidas devido à pragas e doenças
 (Getty Images/Reprodução)

Colheita doente: entre 10% e 16% das culturas globais são perdidas devido à pragas e doenças (Getty Images/Reprodução)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 16h31.

São Paulo – A segurança alimentar global está ameaçada pelo surgimento e disseminação de pragas e doenças, um fenômeno estimulado pelo aquecimento global, sugere um novo estudo publicado no periódico científico Nature Climate Change. Segundo os pesquisadores das universidades de Exeter e Oxford, as pragas e patógenos estão se movendo a uma média de 3 quilômetros (Km) por ano.

Em função do aumento das temperaturas, elas se distanciam da linha do Equador e seguem rumo aos polos Sul e Norte, se estabelecendo em regiões muito frias e inadequadas até então para sua proliferação, explica o estudo.

Tal fenômeno, dizem os pesquisadores, constitui mais uma ameaça à produção de alimentos. Atualmente, estima-se que entre 10% e 16% das culturas globais são perdidas devido à pragas e surtos de doenças na agricultura.

Para investigar o problema, os pesquisadores analisaram os registros de 612 pragas e patógenos de todo o mundo que haviam sido coletados ao longo dos últimos 50 anos. O estudo ressalta, entretanto, que o comércio global de culturas é um dos principais responsáveis pela circulação de pragas e patógenos entre os países.

Mas sublinha que os organismos só são capazes de se fixar se as condições do ambiente forem adequadas. A elevação das temperaturas, segundo a pesquisa, está facilitando essa fixação em regiões de altas latitudes.

Acompanhe tudo sobre:AlimentosAquecimento globalClimaMeio ambienteTrigo

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"