Mundo

Aquecimento global ameaça realização de Jogos de Inverno

Segundo os pesquisadores, somente 12 sedes dos Jogos de Inverno conseguiriam receber o evento novamente a partir de 2050

Olimpíadas de inverno: para acontecer, o evento precisa ter temperatura abaixo de zero e 30 cm de neve (U.S. Army Sgt. John Napier- Olympic Bobsled/Wikimedia Commons)

Olimpíadas de inverno: para acontecer, o evento precisa ter temperatura abaixo de zero e 30 cm de neve (U.S. Army Sgt. John Napier- Olympic Bobsled/Wikimedia Commons)

AB

Agência Brasil

Publicado em 5 de dezembro de 2019 às 09h01.

Pesquisadores da América do Norte advertiram que mudanças climáticas podem alterar a situação geográfica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno.

Uma equipe de pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos observou 21 cidades que sediaram ou sediarão a Olimpíada de Inverno entre os anos de 1924 e 2022 para calcular como elas vão ser impactadas pelo aquecimento global.

Os pesquisadores informaram que os cálculos foram baseados no cenário hipotético, que se passa no final deste século, em que a temperatura média global sobe quatro graus centígrados acima do período pré-industrial.

 

Eles disseram ter checado se a temperatura durante o dia cairia para menos de zero e se a neve com mais de 30 centímetros seria capaz de se sustentar.

Como resultado, seis cidades, incluindo Vancouver, no Canadá, e Sochi, na Rússia, se tornariam impróprias para sediar os Jogos de Inverno por volta de 2050. Somente 12 cidades foram consideradas como tendo clima propício.

Acompanhe tudo sobre:Mudanças climáticasOlimpíadas de Inverno

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"