Mundo

Apuração eletrônica revela em apenas 4 horas resultados das urnas

Poucas irregularidades atrapalharam o pleito. As cidades de Mauá (SP) e Campos (RJ) registraram os problemas mais graves. Na primeira, o segundo turno foi cancelado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 15h16.

Em pouco mais de quatro horas de apuração na noite de ontem (31/10), o Brasil conheceu o resultado das 43 cidades que tiveram segundo turno. As eleições municipais transcorreram com normalidade, na avaliação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Somente duas cidades apresentaram problemas mais graves. Em Mauá (SP), a cassação da candidatura do candidato e vice-prefeito Márcio Chaves Pires (PT), na última quinta-feira (28/10) provocou o cancelamento da votação em segundo turno. A Justiça Eleitoral considerou que o petista violou a legislação ao usar um evento público uma exposição promovida pela prefeitura para promoção eleitoral. Com isso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo diplomou o candidato Leonel Damo (PV) como o novo prefeito da cidade.

Em Campos (RJ), onde o candidato Carlos Campista (PDT) elegeu-se no segundo turno, a campanha foi marcada por denúncias de compra de votos. "Eu sei que houve uma série de acusações com representações contra ambos os candidatos e estou informado de que a juíza eleitoral [Maria Teresa Gusmão] vai decidir no momento oportuno", disse, em entrevista coletiva no domingo, o presidente do TSE, ministro Sepúlveda Pertence.

As irregularidades eleitorais ocorridas nos dois municípios serão julgadas pelos TREs de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

“Quero mais bebês nos Estados Unidos”, diz vice-presidente Vance em marcha anti-aborto

Sheinbaum agradece Lula por solidariedade a mexicanos que vivem nos EUA

Putin quer se reunir com Trump e discutir todas as questões de interesse de Rússia e EUA

Macron pede à América Latina que coopere com França e UE por um ‘mundo mais justo’