Mundo

O Reino Unido fica?; O acordo da paz…

O Reino Unido fica? O resultado do Brexit, a possível saída britânica da União Europeia, continua indefinido. As urnas foram fechadas às 22h de Londres, 18h em Brasília. Após o encerramento do referendo, os votos começaram a ser contados em 382 localidades de todo Reino Unido e o resultado deve ser conhecido nesta madrugada. As […]

BREXIT: no País de Gales, eleitores bebem cerveja do lado de fora de um pub que foi usado como seção eleitoral  / Rebecca Naden/Reuters

BREXIT: no País de Gales, eleitores bebem cerveja do lado de fora de um pub que foi usado como seção eleitoral / Rebecca Naden/Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 23 de junho de 2016 às 18h43.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h16.

O Reino Unido fica?

O resultado do Brexit, a possível saída britânica da União Europeia, continua indefinido. As urnas foram fechadas às 22h de Londres, 18h em Brasília. Após o encerramento do referendo, os votos começaram a ser contados em 382 localidades de todo Reino Unido e o resultado deve ser conhecido nesta madrugada. As primeiras pesquisas de boca de urna, divulgados pelo instituo de pesquisa YouGov, mostravam uma vantagem ao “permanecer”, com 52% dos votos. As casas de apostas britânicas, famosas por jogos que vão desde campeonatos de dardos e até o nome do bebê real, preveem que a chance de o Reino Unido ficar onde está é de 90%.

___

A paz na Colômbia

O governo colombiano assinou nesta quinta-feira um acordo de cessar-fogo histórico com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e iniciou o processo que deve traçar como a organização, o mais antigo grupo rebelde da América Latina, vai se desarmar. Assim que o acordo for finalizado, os rebeldes irão se concentrar em 23 zonas do país, de onde, na teoria, sairão como civis desarmados dentro de 180 dias. O processo vai ser monitorado por organizações internacionais. É esperado pelo governo da Colômbia que a paz eleve o PIB do país em um ponto percentual e aumente os investimentos em saúde e educação. A guerra civil na Colômbia já dura mais de 50 anos e deixou mais de 200.000 mortos.

___

Obama reijeitado

A Suprema Corte americana chegou a um impasse, em 4 votos a 4, quanto à política de imigrantes do presidente Barack Obama, um ambicioso projeto que ele esperava deixar como um de seus principais legados. Diante do empate, o projeto foi rejeitado pela corte. Cerca de 5 milhões de imigrantes irregulares permanecem desprotegidos contra deportação e barrados de trabalhar nos Estados Unidos. O resultado foi comemorado por grupos que defendem a separação dos poderes, que criticavam o fato de o próprio presidente ter levado a proposta adiante. Militantes pró-imigrantes lamentaram a decisão da Suprema Corte.

___

Tornado na China

A cidade chinesa de Yancheng, que tem uma população de mais de 7 milhões de pessoas, foi atingida por um forte tornado nesta quinta-feira. Ao menos 78 morreram e mais de 500 ficaram feridas com as ações do vento, que excedeu 120km/h. O tornado jogou carros, árvores e até torres de celular no ar. O governo chinês enviou centenas de pessoas para ajudar nas buscas entre os escombros.

___

Escada para o paraíso

Uma corte federal decidiu hoje que a banda de rock Led Zeppelin não plagiou a progressão inicial de sua icônica canção Stairway to Heaven de outra banda, Spirit. A decisão isenta os músicos Robert Plant e Jimmy Page de pagar uma multa estimada em 40 milhões de dólares ou ceder direitos autorais a uma terceira parte. O julgamento lançou discussões importantes sobre os limites da inspiração e do plágio na indústria musical. Havia o temor de que uma condenação do Led Zeppelin aumentasse o número de processos por quebra de direito autoral.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Biden deve ir à posse de Donald Trump nesta segunda-feira?

União Europeia deve traçar 'linhas vermelhas' nas relações com Trump, diz ministro francês

Mais de 200 caminhões de ajuda chegam do Egito no segundo dia de trégua em Gaza

Biden encerra mandato como presidente que concedeu mais perdões da história dos EUA