Mundo

Aprovação do governo Obama recua pelo terceiro ano seguido

Dos 175 mil entrevistados pela pesquisa promovida pelo Instituto Gallup, apenas 44,4% disseram aprovar o trabalho exercido pelo presidente americano

Obama fala de acordo para teto da dívida (Chip Somodevilla/Getty Images)

Obama fala de acordo para teto da dívida (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2012 às 07h56.

São Paulo - Em véspera de eleição presidencial, Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, viu a taxa de aprovação do seu governo recuar ainda mais, fechando o ano passado em 44,4%, contra 46,7% em 2010 e 57,2% em 2009.

O resultado foi divulgado em pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, que avaliou a taxa de aprovação do governo ao longo de todo o ano de 2011. O índice teve altos e baixos. Obama atingiu o pico de aprovação de 53% em maio, mas despencou para 38% entre agosto e outubro do ano passado.

O avanço em maio foi impulsionado pelo anúncio da morte do terrorista Osama bin Laden no Paquistão, uma notícia almejada há uma década pela população americana.

Já o período agosto-outubro, quando Obama obteve sua menor taxa de aprovação, foi marcado pelas tentativas do presidente americano de elevar o teto da dívida pública dos Estados Unidos. Neste período, a agência de classificação de risco Standard & Poor's reduziu o rating da maior economia do mundo, provocando fortes baixas nos principais mercados internacionais.

O resultado obtido por Obama em seu terceiro ano de mandato é um dos piores já registrados por um presidente eleito nos Estados Unidos, segundo o Instituto Gallup.

Com 44,4% de aprovação, Obama perde apenas para o ex-presidente Jimmy Carter (37% entre 1979 e 1980), e fica próximo de Ronald Reagan (45%).

Instituto Gallup

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga