Mundo

Após veto de Trump, atleta é barrado em viagem para competição

O islandês Meisam Rafiei, que nasceu no Irã, diz ter sido barrado no aeroporto quando embarcava para a cidade de Las Vegas

O atleta islandês Meisam Rafiei, nascido no Irã, posta foto após ser impedido de viajar aos EUA   (Facebook/Reprodução)

O atleta islandês Meisam Rafiei, nascido no Irã, posta foto após ser impedido de viajar aos EUA (Facebook/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de janeiro de 2017 às 14h34.

Última atualização em 31 de janeiro de 2017 às 14h36.

Nova York - A polêmica por causa de uma decisão do presidente Donald Trump de vetar a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países chegou ao esporte.

Na noite de segunda-feira, o islandês Meisam Rafiei, que nasceu no Irã, afirmou em seu Facebook ter sido barrado no aeroporto quando embarcava para a cidade de Las Vegas, que receberá o US Open de tae kwon do, entre os dias 1.º e 4 de fevereiro.

O Irã é um dos sete países na lista de Donald Trump. Os outros são: Iêmen, Iraque, Líbia, Síria, Somália e Sudão. Meisam Rafiei reclamou muito, já que vai defender a Islândia na competição.

"Estava a caminho do US Open para competir pela Islândia com o meu passaporte islandês e fui barrado porque nasci no Irã", postou Rafiei em suas redes sociais.

O caso surgiu horas depois de o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC, na sigla em inglês) afirmar em nota que está trabalhando junto ao Departamento de Estado para ajudar atletas a competirem no país apesar da ordem executiva de Donald Trump.

"Reconhecendo o extraordinário poder do esporte internacional para unir as pessoas em uma celebração pacífica de amizade, excelência e respeito, o Governo dos Estados Unidos nos informou hoje (segunda-feira) que vai trabalhar conosco para garantir que atletas e oficiais de todos os países tenham acesso aos Estados Unidos para participar de competições internacionais", informou a nota assinada por Larry Probst e Scott Blackmun, respectivamente presidente e CEO do USOC.

Acompanhe tudo sobre:AtletasDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Imigração

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA