Mundo

Após nova ofensiva de Israel, Itamaraty faz operação para tirar brasileiros de Gaza

Doze pessoas, incluindo seis crianças, pousaram na Jordânia, de onde vão embarcar ao Brasil

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de maio de 2025 às 18h51.

Última atualização em 20 de maio de 2025 às 18h59.

Tudo sobreIsrael
Saiba mais

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil iniciou uma operação para retirar um grupo de 12 brasileiros e seus parentes palestinos de Gaza em meio à ofensiva de Israel na região.

As 12 pessoas, seis das quais menores de idade, chegaram na tarde desta terça-feira à Jordânia, país vizinho de Israel. Eles devem seguir para o Brasil nesta quarta-feira em voo comercial. Os preparativos da ação ocorreram em sigilo para garantir a segurança dos evacuados, segundo o governo brasileiro.

A iniciativa humanitária "atende a pessoas que não puderam ser evacuadas em operações anteriores", de acordo com o Itamaraty, e envolveu "gestões do governo brasileiro junto às autoridades dos países da região", segundo o Itamaraty.

"Os contatos foram coordenados pela área consular do Itamaraty e realizados pelas Embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv e pelo Escritório de Representação em Ramala. Os preparativos da ação ocorreram em sigilo para garantir a segurança dos evacuados", disse o Itamaraty em nota.

Mais cedo nesta terça-feira, o chanceler Mauro Vieira havia dito, em depoimento no Senado, que o governo Lula planejava uma operação para resgatar um pequeno grupo de brasileiros que ainda viviam em Gaza. Vieira disse que a situação do conflito em Gaza é terrível e que "há uma carnificina", em alusão aos bombardeios que Israel promove no território palestino.

O Itamaraty diz que providenciou transporte e alojamento aos 12 evacuados, além de garantir sua escolta e destacar equipes do Escritório em Ramala e da Embaixada em Amã para ir ao encontro do grupo e acompanhá-lo em seus deslocamentos.

"Após pernoite na Jordânia, deverão ser repatriados amanhã, 21/5, em voo comercial para o Brasil. Os que necessitarem de acolhimento, na chegada ao Brasil, serão assistidos por equipe do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome", diz a nota do Itamaraty.

O Brasil retirou da Faixa de Gaza 127 brasileiros desde outubro de 2023, quando estourou a nova onda do conflito no local. Ao todo, 1.572 pessoas que se encontravam em Israel, na Cisjordânia ou em Gaza e que manifestaram intenção de partir foram retiradas da região pelo governo brasileiro, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

O Itamaraty diz que "continua a acompanhar a situação securitária na Faixa de Gaza e desaconselha quaisquer deslocamentos à região".

Acompanhe tudo sobre:Faixa de GazaIsraelConflito árabe-israelenseHamas

Mais de Mundo

Argentina encerra comissão investigadora de suposta fraude envolvendo Milei

Trump diz que trabalhadores não perderão cobertura de saúde com plano fiscal

Hamas denuncia que não há 'negociações reais' para cessar-fogo em Gaza

Governo Trump cancela mais US$ 60 milhões de verbas destinadas à Universidade Harvard