Mundo

Após negociações, Trump diz no Twitter que Canadá se aproveitou dos EUA

O comentário ocorreu após o encerramento de uma semana de tratativas comerciais ainda inconclusivas entre os dois países

Trump: "Eu amo o Canadá, mas eles se aproveitaram do nosso país por muitos anos!" (Alex Wong/Getty Images)/Getty Images)

Trump: "Eu amo o Canadá, mas eles se aproveitaram do nosso país por muitos anos!" (Alex Wong/Getty Images)/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 1 de setembro de 2018 às 11h01.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a se pronunciar neste sábado no Twitter sobre o Canadá após o encerramento de uma semana de tratativas comerciais ainda inconclusivas entre os dois países. "Eu amo o Canadá, mas eles se aproveitaram do nosso país por muitos anos!", escreveu Trump.

O presidente dos EUA citou ainda um comunicado da Judicial Watch fundação conservadora, de que, em resposta a pedido feito com base na Lei de Liberdade de Informação, o Departamento de Justiça (DOJ) admitiu que o Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira (FISA) não realizou audiências sobre os pedidos de autorização de espionagem contra Carter Page, ex-assessor da campanha Trump.

O presidente cita comentário de Tom Fitton, presidente da Judicial Watch, de que haveria "corrupção no Departamento de Justiça e no FBI". Fitton também teria dito, segundo Trump, que os dois órgãos não estão fazendo esforços para "expor e responsabilizar os responsáveis por essa corrupção".

Trump citou ainda avaliação do comentarista conservador Dan Bongino de que o dossiê do ex-espião britânico Christopher Steele, informante do FBI até 2016, contratado por opositores republicanos de Trump e, depois, pela campanha de Hillary Clinton, para investigar a relação entre o presidente e a Rússia "é falso, nada foi verificado" e que o direito à privacidade de Trump foi violado.

O presidente dos EUA citou ainda o advogado Alan Dershowitz em uma crítica a mídia e disse que ela "tornou-se contaminada e corrupta".

Acompanhe tudo sobre:CanadáDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Twitter

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru