Mundo

Após crítica de Trump, Paquistão diz que quer paz no Afeganistão

O presidente americano acusou Islamabad de apoiar "os agentes do caos" e incentivar o terrorismo

Afeganistão: no mesmo discurso, Trump advertiu que os Estados Unidos não vão mais tolerar que o Paquistão seja "um refúgio" para extremistas (Stringer/Getty Images)

Afeganistão: no mesmo discurso, Trump advertiu que os Estados Unidos não vão mais tolerar que o Paquistão seja "um refúgio" para extremistas (Stringer/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 22 de agosto de 2017 às 12h13.

O Paquistão fez um apelo por paz para seu vizinho Afeganistão e assegurou que está trabalhando para combater o terrorismo, depois que o presidente americano, Donald Trump, acusou Islamabad de apoiar "os agentes do caos".

Em um comunicado, o ministério das Relações Exteriores paquistanês pediu paz e estabilidade no Afeganistão e destacou o desejo do Paquistão de trabalhar com a comunidade internacional para eliminar a ameaça do terrorismo.

Trump descartou na noite de segunda-feira (21) uma saída rápida das tropas americanas do Afeganistão, o que deixaria um "vazio de poder", mas admitiu um possível acordo no futuro com o movimento islâmico fundamentalista Talibã.

No mesmo discurso, Trump advertiu que os Estados Unidos não vão mais tolerar que o Paquistão seja "um refúgio" para extremistas.

"Não podemos continuar nos calando sobre o Paquistão ser um refúgio para organizações terroristas".

"O Paquistão tem muito a ganhar, caso colabore com nossos esforços no Afeganistão (...), e muito a perder se continuar acolhendo criminosos e terroristas", advertiu.

Trump deu a entender que a ajuda militar dada ao Paquistão - que compartilha uma longa fronteira com o Afeganistão - está em risco, se o país não colocar um freio nos extremistas.

"Pagamos ao Paquistão trilhões e trilhões de dólares, enquanto eles acolhem os mesmos terroristas contra os quais lutamos. Isso tem que mudar e mudará imediatamente. É hora de o Paquistão se dedicar à ordem e à paz", insistiu.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuerrasDonald TrumpAfeganistão

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista