Mundo

Apoiadores de Erdogan fazem vigílias após tentativa de golpe

Soldados rebeldes utilizaram tanques, helicópteros de ataque e jatos de caça para tentar derrubar Erdogan na sexta-feira à noite


	Apoiadores do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan: tentativa de golpe matou pelo menos 265 pessoas
 (Chris McGrath/Getty Images)

Apoiadores do presidente da Turquia, Tayyip Erdogan: tentativa de golpe matou pelo menos 265 pessoas (Chris McGrath/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2016 às 11h14.

Istambul/Ancara - Apoiadores do presidente turco, Tayyip Erdogan, se reuniram em praças públicas, no aeroporto de Istambul e em frente a seu palácio durante a madrugada, após uma fracassada tentativa de golpe ter matado pelo menos 265 pessoas e criado expectativas de pesada repressão contra dissidentes.

Soldados rebeldes utilizaram tanques, helicópteros de ataque e jatos de caça para tentar derrubar Erdogan na sexta-feira à noite, atacando o Parlamento e o prédio de serviços de inteligência em Ancara, tomaram uma ponte e cercaram o aeroporto em Istambul. 

Autoridades identificaram no sábado quase 3 mil suspeitos de envolvimento no golpe militar, incluindo altos comandantes e soldados rasos e ordenaram a prisão de milhares, após forças leais a Erdogan terem suprimido a tentativa de golpe.

"Vamos enforcá-los", gritaram as multidões na praça central de Ancara, Kizilay, na noite de sábado.

Os apoiadores de Erdogan, hasteando bandeiras turcas, também lotaram a praça Taksim, no centro de Istambul, local da cena de grandes protestos anti-governo três anos atrás. Uma pequena multidão reuniu-se do lado de fora dos portões de seu amplo palácio presidencial na capital. 

Por pelo menos oito horas na noite de sexta-feira, episódios de violência abalaram as duas maiores cidades da Turquia.

Mas a tentativa de golpe minguou após Erdogan ter apressado sua volta para Istambul após férias no Mediterrâneo e pediu para que pessoas fossem às ruas em apoio a seu governo e contra aqueles acusados de tentar matá-lo.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaMortesPolíticosTayyip ErdoganTurquia

Mais de Mundo

Sobe para 222 o número de mortos devido às chuvas torrenciais na Espanha

Juiz decide nesta semana se manterá condenação de Trump por suborno

Rússia repele ataque massivo de mais de 30 drones ucranianos contra Moscou

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações