Mundo

Apenas 1 em cada 3 russos acredita que vive em democracia

O número de cidadãos que creem que o país é um Estado democrático caiu 4% desde a última pesquisa realizada em 2004

Putin: um em cada quatro russos considera que o sistema político do país é uma oligarquia, enquanto 9% da população qualificam a Rússia como ditadura (Yuri Kadobnov/AFP)

Putin: um em cada quatro russos considera que o sistema político do país é uma oligarquia, enquanto 9% da população qualificam a Rússia como ditadura (Yuri Kadobnov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2012 às 09h13.

Moscou - Apenas um em cada três russos considera que vive em um país democrático, segundo os resultados de um levantamento publicados nesta quarta-feira pelo centro de pesquisas sociológicas 'Romir'.

O número de cidadãos que creem que o país é um Estado democrático caiu 4% desde a última pesquisa realizada pelo 'Romir', em 2004.

O levantamento foi feito com 1,5 mil pessoas maiores de 18 anos nos oito distritos federais nos quais o país se divide.

Um em cada quatro russos considera que o sistema político do país é uma oligarquia, um regime caracterizado pela concentração do poder nas mãos de um número reduzido de indivíduos, enquanto 9% da população qualificam a Rússia como ditadura.

Cerca da metade dos cidadãos, 47%, afirma que o principal traço da democracia é o respeito aos direitos humanos, sendo outros deles a liberdade, a igualdade, a soberania do povo e a liberdade de expressão.

Em oito anos, diminuiu de forma considerável o número de russos que associam a democracia às eleições livres, à economia de mercado e à diversidade de ideologias políticas. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaEuropaDemocraciaRússia

Mais de Mundo

EUA impõe sanções aos maiores produtores de petróleo da Rússia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda