Agência de notícias
Publicado em 23 de abril de 2025 às 15h28.
Última atualização em 23 de abril de 2025 às 15h28.
A prefeitura de São Paulo homenageou o Papa Francisco na noite desta terça-feira, 22, ao projetar imagens do pontífice no Edifício Matarazzo, sede da gestão municipal, no centro histórico da cidade. A ação ocorreu às 19h.
O papa morreu nesta segunda, aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca.
“Essa é mais uma forma da prefeitura homenagear Sua Santidade, o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica e referência mundial de fé, solidariedade e diálogo inter-religioso”, disse a gestão municipal em nota enviada ao GLOBO.
Na segunda-feira (21), logo depois do anúncio do falecimento do Papa Francisco, a prefeitura decretou luto oficial de sete dias na cidade. Durante o período, a bandeira do município ficará hasteada a meio mastro em todos os prédios públicos da gestão.
Ainda em outra homenagem ao líder religioso, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou que o Centro Educacional Unificado (CEU) Imperador, em Sapopemba, na Zona Leste, receberá o nome de CEU Papa Francisco. O espaço está previsto para ser inaugurado nos próximos dias.
Então, os cardeais se reunirão na Capela Sistina e realizarão quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde, exceto no primeiro dia. As cédulas contendo os votos e as anotações feitas pelos cardeais são destruídas e queimadas pelo camerlengo. A eleição exige maioria qualificada (dois terços dos votos).
A chaminé, que os fiéis podem ver da Praça de São Pedro, emite uma fumaça preta se ninguém ainda tiver sido escolhido. Caso contrário, uma fumaça branca produzida com produtos químicos anuncia ao mundo que "habemus papam".