Regiões do sul de Buenos Aires seguem sem energia após apagão (JUAN MABROMATA / AFP)
Agência de Notícias
Publicado em 6 de março de 2025 às 08h33.
Aproximadamente 37.700 clientes continuam sem energia elétrica em Buenos Aires, após um apagão que afetou o sul da capital argentina e seus arredores nesta quarta-feira, 6. O fornecimento está sendo restaurado de forma gradual.
O apagão foi provocado por uma falha em duas linhas de alta tensão de 220 quilowatts no sistema de distribuição da empresa Edesur, responsável pelo fornecimento na área sul da cidade e arredores. A interrupção começou ao meio-dia e foi seguida por outra falha na mesma região.
A falta de energia causou transtornos significativos no trânsito, com semáforos desligados, além da paralisação dos serviços de trem elétrico e metrô.
Os bombeiros precisaram resgatar diversas pessoas presas em elevadores, enquanto comerciantes recorreram a geradores para manter suas lojas funcionando."Milhares de moradores da cidade ainda estão sem energia devido a outro corte de energia. Mobilizamos uma operação especial com bombeiros, o Sistema de Atendimento Médico de Emergência, a Defesa Civil, a polícia e os agentes de trânsito", declarou o prefeito Jorge Macri nas redes sociais.
A Edesur confirmou que a falha na transmissão de alta tensão afetou diversas subestações de distribuição. "Ainda há falhas específicas na rede de média e baixa tensão que estão sendo atendidas", informou a empresa.
Em Buenos Aires, o governo local registrou 63 resgates de pessoas presas em elevadores e 258 cruzamentos sem funcionamento de semáforos. "O corte de energia não depende da cidade, mas estamos fazendo todo o possível para minimizar o impacto e acompanhar os vizinhos nesse momento difícil", disse Jorge Macri.