Nepal: um nono alpinista segue desaparecido (iSotck/Thinkstock)
EFE
Publicado em 13 de outubro de 2018 às 13h09.
Katmandu - Pelo menos oito alpinistas, quatro deles de origem sul-coreana, morreram em uma montanha do Himalaia, no oeste do Nepal, depois que tiveram o acampamento destruído por uma forte tempestade de neve, informou a polícia local neste sábado.
Os corpos de quatro alpinistas sul-coreanos, ao lado de quatro guias nepaleses que os acompanhavam na travessia, foram encontrados entre os destroços do acampamento, afirmou a policia. Um nono alpinista, também de origem sul-coreana, segue desaparecido.
O grupo de cinco integrantes da Coreia do Sul e quatro guias nepaleses estavam no acampamento base do pico de Gurja, o lado sul de Dhaulagiri, a sétima montanha mais alta do mundo, a 7.193 metros, no distrito de Myagdi, à espera de boas condições meteorológicas para escalarem a montanha.
A polícia de Myagdi disse no comunicado que oito corpos foram achados perto do acampamento, a 3.500 metros, quando foi realizada a missão de busca.
Os sul-coreanos encontrados foram identificados como Jaehun Lee, Jin Rim, Young Jik Yoo, Joon Mo Jeong, e Chang Ho Kim, alpinista profissional e líder da expedição. Os nepaleses foram identificados como Tsering Bhote, Lakpa Sangbu, Phurba Sherpa e Netra Chantyal.
A diretora do Departamento de Turismo, Meera Acharya, responsável por conceder as permissões de escalada, explicou à Agência Efe que devido às condições meteorológicas adversas o helicóptero não pôde aterrissar no local, motivo pelo qual não foi possível determinar quando ocorreu o acidente.
"Recebemos uma ligação na sexta-feira do acampamento Trekking Camp Nepal, a agência coordenou a expedição, informando que a equipe de escalada que estava no acampamento base tinha perdido o contato desde a noite de quinta-feira", disse Acharya.
As equipes de resgate e moradores locais começaram a busca na sexta-feira, no entanto, não puderam chegar devido a uma forte tempestade de neve.
"Mas a equipe viu um corpo caindo. O helicóptero também informou que corpos, barracas e alimentos estavam espalhados todo o acampamento base", disse Acharya.
As autoridades descartaram que o acidente tenha sido provocado por uma avalanche ou um deslizamento de terra: "O desastre aconteceu devido a uma forte tempestade de neve", indicaram.
Neste momento, uma equipe de resgate da polícia começou a escalar rumo ao acampamento, que fica a 20 quilômetros da aldeia mais próxima.