Mundo

Ao menos 35 membros da Al Qaeda morrem no sul do Iêmen

Em comunicado, o Ministério de Defesa informou que 35 terroristas morreram em duros combates na zona de Al Harur, a 20 quilômetros de Yaar"

Yaar, localizada a cerca de 30 quilômetros de Zinyibar, é o maior bastião da Al Qaeda e do grupo Ansar al Sharia (Seguidores da Lei Islâmica) (©AFP / Mohammed Huwais)

Yaar, localizada a cerca de 30 quilômetros de Zinyibar, é o maior bastião da Al Qaeda e do grupo Ansar al Sharia (Seguidores da Lei Islâmica) (©AFP / Mohammed Huwais)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2012 às 15h56.

Sana - Pelo menos 35 supostos membros da rede terrorista Al Qaeda morreram e dezenas ficaram feridos em combates com as tropas iemenitas e milicianos pró-regime nas proximidades de Yaar, no sul do país.

Em comunicado, o Ministério de Defesa informou que 35 terroristas morreram em duros combates na zona de Al Harur, a 20 quilômetros de Yaar", principal reduto da organização na província de Abian. Entre os terroristas mortos figuram dez líderes da Al Qaeda na Península Arábica.

O Exército iemenita lançou em 12 de maio uma ampla operação militar para expulsar os membros da Al Qaeda de Zinyibar, capital da província, e de Yaar, que estão há quase um ano nas mãos dos jihadistas.

Yaar, localizada a cerca de 30 quilômetros de Zinyibar, é o maior bastião da Al Qaeda e do grupo Ansar al Sharia (Seguidores da Lei Islâmica).

As duas organizações aproveitaram a instabilidade no Iêmen após os protestos que forçaram a renúncia do ex-presidente Ali Abdullah Saleh para declarar a região um "emirado islâmico".

Os enfrentamentos de hoje ocorreram no mesmo dia em que aconteceram os funerais de 67 dos 83 soldados e policiais que morreram no atentado perpetrado pela Al Qaeda na segunda-feira em Sana. 

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)TerroristasIêmenIslamismoAl Qaeda

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher