Mundo

Antonio Patriota é nomeado representante do Brasil na ONU

Na semana passada, Senado aprovou indicação de Patriota para cargo de representante permanente do Brasil na ONU por 43 votos favoráveis, 14 contra e 1 abstenção


	Antonio Patriota: ex-chanceler deixou comando do Itamaraty depois que o diplomata Eduardo Saboia, foi apontado como responsável pela saída do senador Molina
 (José Cruz/ABr)

Antonio Patriota: ex-chanceler deixou comando do Itamaraty depois que o diplomata Eduardo Saboia, foi apontado como responsável pela saída do senador Molina (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 11h22.

Brasília – O Diário Oficial da União publicou hoje (7) a nomeação do ex-chanceler Antonio Patriota para ser o representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

A decisão é assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Patriota deixou o comando do Itamaraty depois que o diplomata Eduardo Saboia, ex-encarregado de Negócios na embaixada brasileira na Bolívia, foi apontado como o principal responsável pela saída do senador oposicionista Roger Pinto Molina e a vinda para o Brasil.

Molina foi condenado em seu país e pediu asilo político ao Brasil, refugiando-se na embaixada por mais de um ano.

A operação de retirada de Molina, que não obteve salvo-conduto das autoridades da Bolívia, foi feita sem o conhecimento do governo brasileiro e acabou desencadeando uma crise diplomática. Patriota deixou o cargo de chanceler e foi substituído por Figueiredo Machado.

Na semana passada, o Senado aprovou a indicação de Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU por 43 votos favoráveis, 14 contra e 1 abstenção.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilONUAntonio Patriota

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky