Mundo

Antiguidades egípcias serão devolvidas, diz ministro egípcio

Autoridades norte-americanas teriam concordado em devolver oito itens faraônicos contrabandeados para os EUA em 2011


	Protesto em Cairo: Egito e outros países árabes atingidos por conflitos têm lutado para proteger sítios antigos e deter o fluxo de contrabandos
 (Chris Hondros/Getty Images)

Protesto em Cairo: Egito e outros países árabes atingidos por conflitos têm lutado para proteger sítios antigos e deter o fluxo de contrabandos (Chris Hondros/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2014 às 16h57.

Cairo - O ministro egípcio de antiguidades disse nesta quarta-feira que autoridades norte-americanas concordaram em devolver oito itens faraônicos contrabandeados para os EUA em 2011.

Em um comunicado publicado pela agência de notícias estatal egípcia Mena, Mohammed Ibrahim declarou ter assegurado a devolução das peças durante uma visita oficial a Washington.

Os itens "representam a antiga civilização egípcia", disse Ibrahim, e incluem modelos de barcos de madeira de quase quatro mil anos, a tampa de um sarcófago pintada com retratos de seu ocupante e uma múmia envolta em gesso decorado e colorido.

De acordo com o comunicado, as obras de arte foram apreendidas por funcionários da segurança interna dos EUA quando chegaram à alfândega de Nova York, e provavelmente foram encontradas em escavações ilegais e contrabandeadas.

O Egito e outros países árabes atingidos por conflitos políticos e de segurança desde a Primavera Árabe de 2011 têm lutado para proteger sítios antigos e deter o fluxo de contrabandos.

Vários itens foram declarados como roubados do museu de antiguidades do Cairo durante a revolta que depôs o presidente autocrata Hosni Mubarak.

Sítios arqueológicos na Síria vêm sendo persistentemente saqueados, e em alguns casos pulverizados por bombardeios, na brutal guerra de três anos em que opositores almejam depor o presidente Bashar al-Assad.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ÁfricaEgitoDiplomaciaContrabando

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA suspende deportação de centenas de menores da Guatemala

Rebeldes do Iêmen prometem seguir com ataques contra Israel

País que mais cresce no mundo, Guiana prepara estrada de R$ 5 bilhões para se conectar ao Brasil

Israel anuncia morte do porta-voz do Hamas e promete perseguir outros líderes