Mundo

Antes de falar sobre Estado da União, Obama pede "reparos"

O presidente dos Estados Unidos disse que o futuro que os americanos desejam só será concretizado com "reparos" na política


	O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: Obama pediu "trabalho conjunto" e "debates racionais e construtivos"
 (Saul Loeb-Pool/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: Obama pediu "trabalho conjunto" e "debates racionais e construtivos" (Saul Loeb-Pool/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de janeiro de 2016 às 22h30.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta terça-feira que o futuro que os americanos desejam só será concretizado com "reparos" na política do país, algo para o que se requerem "laços básicos de confiança" entre os cidadãos.

Em uma antecipação do que será seu último discurso sobre o Estado da União, que pronunciará esta noite às 21h (horário local, 0h de Brasília), Obama pediu "trabalho conjunto" e "debates racionais e construtivos", em aparente alusão a seus rivais republicanos.

"O futuro que queremos (...) está em nossas mãos. Mas só será possível se trabalharmos juntos. Só será possível se tivermos debates racionais e construtivos. Só será possível se repararmos nossa política", destacou o presidente americano, um ano antes de deixar o cargo.

Obama citou os "pais fundadores" dos Estados Unidos para referir-se à distribuição do Poder Executivo entre os estados e os distintos braços do governo federal, mas assegurou que a democracia "requer laços básicos de confiança entre seus cidadãos".

Nos trechos antecipados de seu discurso, o presidente insta os americanos a "não ter medo" do futuro, um futuro que segundo sua opinião trará mudanças que "podem ampliar as oportunidades e a igualdade".

"E, gostemos ou não, o ritmo desta mudança apenas se acelerará", ressaltou. 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Barack Obama

Mais de Mundo

EUA devem lançar nova fase de operações na Venezuela nos próximos dias, diz agência

Companhias aéreas cancelam voos para Venezuela após alerta dos EUA

Zelensky diz que crimes da Rússia não podem ser perdoados, antes de reuniões para acordo de paz

Alemanha confirma reunião de UE, EUA e Ucrânia para acordo de paz