Mundo

ANP faz maior operação contra combustível adulterado

Foi a maior operação de fiscalização já realizada pela ANP, resultado da denúncia de consumidores ao Centro de Relacionamento com o Consumidor (CRC) da agência


	Segundo informou a ANP em nota, o CRC recebeu, em 2013, 1566 denúncias por suspeitas de adulteração de combustíveis em São Paulo, sendo 764 da capital
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Segundo informou a ANP em nota, o CRC recebeu, em 2013, 1566 denúncias por suspeitas de adulteração de combustíveis em São Paulo, sendo 764 da capital (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 15h53.

Rio - A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) fez nesta semana operação de fiscalização da qualidade dos combustíveis em 452 postos revendedores na capital paulista e em 24 municípios da Região Metropolitana. Seis postos foram interditados.

Foi a maior operação de fiscalização já realizada pela ANP, resultado da denúncia de consumidores ao Centro de Relacionamento com o Consumidor (CRC) da agência, por meio do telefone 0800 970 0267.

O índice de não conformidade no Estado no último trimestre foi de 1% para a gasolina, de 0,9% para o etanol, e de 2,9% para óleo diesel. Esses índices estão abaixo da média no Brasil, que é de 1,6%, 2,0% e 3,2%, respectivamente, para esses combustíveis.

Segundo informou a ANP em nota, o CRC recebeu, em 2013, 1566 denúncias por suspeitas de adulteração de combustíveis em São Paulo, sendo 764 da capital.

"Além da interdição cautelar para proteger o consumidor, a ANP abriu processos administrativos que, posteriormente, serão enviados ao Ministério Público Estadual para apuração de crime contra o consumidor. Na ANP, esses agentes econômicos estarão sujeitos a multas de R$ 20 mil a R$ 5 milhões", informou a agência.

Acompanhe tudo sobre:ANPCombustíveisFiscalização

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta