Mundo

ANP entra com recurso no STJ a favor da Transocean

A ANP entrou com recurso para garantir que a Transocean e a Chevron continuem operando no Brasil, ante liminar do MP pedindo suspensão das atividades


	Transocean: segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, se a Transocean for cassada, o desenvolvimento do pré-sal será comprometido
 (Getty Images)

Transocean: segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, se a Transocean for cassada, o desenvolvimento do pré-sal será comprometido (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2012 às 20h54.

Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) entrou com recurso na corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir que a Transocean e a Chevron continuem operando no Brasil. Liminar do Ministério Público pediu a suspensão da atividade das duas empresas, a primeira é operadora de sondas utilizadas na exploração e produção de petróleo e gás e a segunda concessionária para a exploração de óleo e gás. Ambas são apontadas pelo MP como responsáveis pelo vazamento de óleo no campo de Frade, na bacia de Campos. Porém, a ANP reconhece apenas a Chevron como responsável pelo acidente.

Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, se a Transocean for cassada, o desenvolvimento do pré-sal será comprometido. Isso porque das 78 sondas de perfuração operadas em blocos no Brasil, dez são da Transocean. "O que aflige a agência é que não foi identificado problema na atuação da Transocean, uma das maiores fornecedoras de sonda no mundo", argumentou Magda.

A diretora-geral da ANP ressaltou que a Transocean é uma das poucas empresas a operar sondas que atuam em lâminas d'água superior a 2,1 mil metros e lembrou que o País já viveu um apagão de sondas há alguns anos, uma preocupação que volta rondar o setor. "Agora o Golfo do México já voltou e um grande número de países está operando em águas profundas no exterior", afirmou.

O recurso da agência no STJ inclui a Chevron para que a petroleira possa continuar o trabalho de limpeza no campo de Frade, já que há um resquício de óleo vazando das rochas.

Acompanhe tudo sobre:ANPCombustíveisEnergiaJustiçaOceanosPetróleo

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump