Mundo

ANP autoriza uso de B20 em geradores da Rio+20

Um comunicado da agência também estimou que serão consumidos mais de 2 milhões de litros de B20 nos dez dias da conferência

Ônibus carioca a biodiesel: país já pode adicionar 10% à mistura do combustível (Divulgação)

Ônibus carioca a biodiesel: país já pode adicionar 10% à mistura do combustível (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2012 às 17h48.

São Paulo - A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a utilização de biodiesel na mistura B20 (óleo diesel com 20% de biodiesel) nos geradores de energia elétrica de apoio da Rio+20 que funcionarão durante todo o evento, desta quarta-feira até o dia 22 de junho. Um comunicado da agência também estimou que serão consumidos mais de 2 milhões de litros de B20 nos dez dias da conferência.

Esta é a segunda vez que o B20 é utilizado em geradores num grande evento no Rio de Janeiro. A primeira vez foi no Rock in Rio, realizado em setembro, na Cidade do Rock. O B20 também foi usado por trios elétricos em Salvador, no carnaval deste ano. Além disso, a ANP autorizou o seu uso em diversas frotas cativas (principalmente de ônibus urbanos), com excelentes resultados.

Estudos sobre a questão de emissões de biodiesel, dentre os quais se destaca o trabalho da Environmental Protection Agency, segundo o qual o uso de biodiesel de soja, em um porcentual de 20% em óleo diesel fóssil, proporcionaria redução média de 10% na emissão de material particulado e de monóxido de carbono, e 20% de hidrocarbonetos. Essa mesma tendência no padrão de emissões foi indicada nos relatórios de uso experimental de biodiesel e suas misturas com óleo diesel entregues à ANP pela Companhia Vale do Rio Doce, COPPE/UFRJ e Usina Barralcool.

No Brasil, o uso mandatório ainda é o do B5, ou seja 5% de adição de biodiesel no diesel. Atualmente o setor opera com maior produção que demanda em função da mistura estar fixa em 5% e de um aumento necessitar da elaboração de um novo marco regulatório, o que ainda está em estudo. Segundo levantamento das entidades do setor, a oferta brasileira de biodiesel já seria suficiente para atender a uma mistura de 20%.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisRio+20

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia