Mundo

Angela Merkel recebe homenagens no aniversário de 60 anos

A chefe de governo da Alemanha recebeu diversas homenagens por ocasião do seu aniversário de 60 anos


	Angela Merkel: Angela pretende celebrar o aniversário hoje com quase mil convidados
 (Thierry Charlier/AFP)

Angela Merkel: Angela pretende celebrar o aniversário hoje com quase mil convidados (Thierry Charlier/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2014 às 13h11.

Berlim - A chefe de governo da Alemanha, Angela Merkel, recebeu uma série de homenagens nesta quinta-feira, por ocasião do aniversário de 60 anos, incluindo de seu mentor e ex-chanceler Helmut Köhl.

O dia começou com os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reunidos em um encontro de cúpula em Bruxelas. Todos presentearam Merkel pouco depois da meia-noite com flores e cantaram "Parabéns a Você".

Na saída do encontro continental, um jornalista alemão surpreendeu os colegas ao entoar um "Happy Birthday, Liebe Bundeskanzlerin" (Feliz Aniversário, Querida Chanceler).

Na Alemanha, o jornal Bild produziu um videoclipe com a canção "We Love The Storms", no qual personagens conhecidos e políticos homenageiam a mulher mais poderosa da Europa.

Angela Merkel, que iniciou em dezembro o terceiro mandato de quatro anos à frente do governo alemão, pretende celebrar o aniversário nesta quinta-feira à noite com quase mil convidados, que devem ouvir um discurso do historiador alemão Jürgen Osterhammel.

Entre todas as felicitações uma das mais importantes é a do ex-chanceler alemão Helmut Köhl, pai da reunificação da Alemanha, que estimulou Merkel a prosseguir com a unificação política da Europa.

"Apesar de tudo, nosso caminho de quase 70 anos de paz é um êxito único e impressionante de nosso país e da Europa unida ao lado de nossos amigos americanos", disse o ex-chanceler (1982-1988), de 84 anos, para quem uma Europa unida e o euro representam "uma paz duradoura e a liberdade, a estabilidade e a segurança" do continente.

Merkel celebra o 60º aniversário em um momento marcado pelos casos de espionagem dos Estados Unidos na Alemanha, que provocaram tensão na relação entre Berlim e Washington.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelEuropaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia