Mundo

Aneel reajusta tarifas de energia em Goiás

Aneel aprovou também reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício


	Linhas de transmissão de energia: Aneel aprovou reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício e para as indústrias, o aumento será 11,22%
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Linhas de transmissão de energia: Aneel aprovou reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício e para as indústrias, o aumento será 11,22% (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2013 às 19h24.

Brasília – Os consumidores residenciais atendidos pela concessionária de energia Celg Distribuição pagarão 0,98% a menos pela conta de luz a partir da próxima quinta-feira (12).

O índice da revisão tarifária periódica da empresa foi definido hoje (5) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As indústrias atendidas pela Celg terão aumento de 10% no preço da energia. A distribuidora atende 2,5 milhões de unidades consumidoras localizadas em 237 municípios de Goiás.

A Aneel aprovou também reajuste de 9,75% para os consumidores residenciais atendidos pela Companhia Hidroelétrica São Patrício. Para as indústrias, o aumento será 11,22%, também a partir de quinta-feira (12). A distribuidora atende 32 mil unidades consumidoras localizadas em nove municípios de Goiás.

Os processos de revisão e reajuste tarifário aplicados pela Aneel são diferentes. A revisão das tarifas é feita, em média, a cada quatro anos, de acordo com o contrato de concessão de cada empresa, e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

Por isso, pode haver aumento ou redução da tarifa. O reajuste é anual e é calculado de acordo com a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período. Quando a distribuidora passa pelo processo de revisão tarifária, não se aplica o reajuste anual previsto nos contratos.

Acompanhe tudo sobre:AneelReajustes de preçosSalários

Mais de Mundo

Cristina Kirchner presidirá principal partido de oposição a Milei

Itamaraty diz que tom da Venezuela é 'ofensivo' e traz 'ataques pessoais'

Emei Kung Fu Girls: Grupo chinês ganha o mundo com artes marciais e cultura

Kamala x Trump: como estão as pesquisas a 4 dias da eleição nos EUA?