Mundo

Aneel homologa resultado do leilão de Belo Monte

São Paulo - A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou na manhã desta terça-feira o resultado do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA), realizado em 20 de abril. O Consórcio Norte Energia deu o melhor lance do leilão, de 78 reais o megawatt-hora (MWh), valor 6,02 por cento inferior […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou na manhã desta terça-feira o resultado do leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte (PA), realizado em 20 de abril.

O Consórcio Norte Energia deu o melhor lance do leilão, de 78 reais o megawatt-hora (MWh), valor 6,02 por cento inferior ao preço-teto definido pelo governo, de 83 reais por MWh. Vencia aquele que apresentasse menor tarifa.

Dez por cento da energia produzida na usina será destinada a um autoprodutor que virá a participar do consórcio vencedor. Outros 20 por cento poderão ser comercializados para outros consumidores livres, normalmente grandes empresas que adquirirem energia diretamente da geradora.

A maioria da energia de Belo Monte --70 por cento do total-- será negociada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e deverá ser rateada entre 27 distribuidoras, segundo a Aneel.

Três das distribuidoras, entretanto, poderão ser penalizadas: Eletroacre, Companhia de Energia Elétrica do Alagoas (Ceal) e Celesc Distribuição.

"A Eletroacre não aportou garantia de participação no prazo determinado, enquanto a Ceal e a Celesc encontram-se inadimplentes com obrigações intrassetoriais", segundo a Aneel.

O Consórcio Norte Energia é formado por Chesf (do grupo Eletrobras), com 49,98 por cento; Construtora Queiroz Galvão, com 10,02 por cento; Galvão Engenharia, com 3,75 por cento; Mendes Junior Trading Engenharia, com 3,75 por cento; Serveng-Civilsan, com 3,75 por cento; J Malucelli Construtora de Obras, com 9,98 por cento; Contern Construções e Comércio, com 3,75 por cento; Cetenco Engenharia, com 5 por cento, e Gaia Energia e Participações, com 10,02 por cento.

Acompanhe tudo sobre:AneelBelo MonteEnergia elétricaHidrelétricasLeilõesUsinas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia