Mundo

Aneel determina limpeza de área sob linhas de transmissão

Aneel determinou que concessionárias de transmissão de energia façam limpeza de vegetação da área onde estão as linhas de transmissão, para evitar queimadas


	Linhas de transmissão de energia: queimada provocou um blecaute no Nordeste na semana passada
 (Marcello Casal Jr/ABr)

Linhas de transmissão de energia: queimada provocou um blecaute no Nordeste na semana passada (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 14h50.

Brasília – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que todas as concessionárias de transmissão de energia façam a limpeza de vegetação da área onde estão as linhas de transmissão, para evitar queimadas de grandes proporções, como a que provocou um blecaute na Região Nordeste na semana passada. Uma inspeção feita por técnicos da agência concluiu que a vegetação no local estava com porte inadequado, o que caracteriza falta de limpeza da faixa.

O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, disse hoje (3) que a agência não concluiu a análise sobre as causas da queda no fornecimento de energia, mas as empresas responsáveis pelas linhas atingidas pela queimada na semana passada deverão ser responsabilizadas. “A empresa tem o direito e a obrigação de manter a faixa limpa, essa é uma obrigação normal e contratual da concessão”, disse.

As empresas responsáveis pelas linhas de transmissão atingidas pela queimada são a Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) e a Interligação Elétrica Norte Nordeste (Ienne). A multa máxima aplicada, segundo a legislação do setor, é 2% da receita anual da concessão. A causa do incêndio está sendo apurada pelo Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“Nessa época do ano, em que a vegetação seca pega fogo mais fácil, a empresa tem que redobrar a atenção na questão da limpeza da faixa. Se a vegetação estivesse baixa, o fogo não atingiria a proporção que atingiu”, disse Rufino.

Ele acrescentou que a investigação sobre o desligamento da Região Nordeste do Sistema Interligado Nacional continua. “A repercussão do acidente, a dimensão e a retomada do sistema são coisas que vamos seguir investigando”, disse.

Segundo o Operador Nacional do Sistema, o blecaute foi provocado pelo desligamento automático de duas linhas de transmissão que interligam os sistemas Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do Piauí, onde foram identificados focos de queimadas.

Os consumidores que tiveram prejuízos com o blecaute da semana passada, como queima de equipamentos elétricos, devem pedir o ressarcimento junto à distribuidora de energia da região.

Acompanhe tudo sobre:AneelONSRegião NordesteTransmissão de energia

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'