Mundo

Aneel autoriza Tarifa de Uso em unidade de Santo Antônio

A agência autorizou a aplicação da TUST específica para a ampliação da usina


	Obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia: a Aneel decidiu negar o desconto de 50%
 (ABr/Wikimedia Commons)

Obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia: a Aneel decidiu negar o desconto de 50% (ABr/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2013 às 11h10.

Brasília - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atendeu a um pedido feito pela Santo Antônio Energia (SAE) com relação à aplicação da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) no que diz respeito às unidades geradoras associadas à ampliação da usina.

Segundo despacho publicado nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial da União (DOU), a Aneel negou o pleito de desconto de 50% na TUST, mas autorizou a aplicação da TUST específica para a ampliação da usina, tendo como premissa de cálculo a conexão da SE Porto Velho 230 kV a partir de agosto de 2016, no valor de R$ 10,208/kW.mês, a qual deve ser estabilizada até o ciclo 2020-2021.

Segundo o voto do processo, disponível no site da Aneel, após a aprovação do Projeto Básico Consolidado Alternativo (PBCA) da UHE Santo Antônio, a empresa solicitou a concessão de incentivo regulatório na TUST para a conexão das seis unidades geradoras adicionais do PBCA, contemplando um desconto de 50% na TUST calculada de acordo com a conexão em 230 kV, durante os primeiros 10 anos.

Depois da análise do processo, a Aneel decidiu negar o desconto de 50%, mas autorizar a aplicação da TUST para ampliação da usina. A Superintendência de Regulação dos Serviços de Transmissão (SRT) da Aneel terá o prazo de 60 dias para apresentar estudo que dê clareza às condições necessárias para o recálculo da TUST.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergia elétricaHidrelétricas

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump