O controle da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) deve ser adquirido pela Eletrobras (Caio Coronel/Ag. Itaipu)
Da Redação
Publicado em 27 de novembro de 2012 às 09h25.
Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na manhã desta terça-feira reajuste tarifário de 19,24% para a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).
Os novos valores deveriam ser praticados a partir de 30 de novembro para as 170 mil unidades consumidoras atendidas pela distribuidora, mas, como a CEA possui dívidas com encargos setoriais, haverá um novo processo para definir a forma de aplicação das novas tarifas quando houver pagamento.
Desde 2004, no entanto, a companhia amapaense não consegue aplicar um reajuste tarifário por estar inadimplente. Devido a essa defasagem, o aumento projetado nas tarifas é maior do que a média do setor. A CEA acumula reajustes que não puderam ser efetivados e que, somados, chegam a 133%.
O controle da empresa amapaense deve ser adquirido pela Eletrobras. No último dia 11, o conselho de administração da estatal tratou da operação em reunião na sede do Ministério de Minas e Energia (MME).
De acordo com apuração da Agência Estado, a Eletronorte deverá receber do governo do Estado do Amapá os valores correspondentes às dívidas da distribuidora e assumirá a partir de então a operação da empresa.