Mundo

Aneel admite evidência de queimadas em apagão no NE

Agência informou que instruirá os consequentes processos administrativos para "determinação das responsabilidades e punições"


	Linhas de transmissão de energia: incêndio teria provocado o apagão que afetou todos os Estados do Nordeste na última quarta, 28
 (Adriano Machado/Bloomberg)

Linhas de transmissão de energia: incêndio teria provocado o apagão que afetou todos os Estados do Nordeste na última quarta, 28 (Adriano Machado/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 20h21.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na noite desta segunda-feira, 2, uma nota sobre o apagão no fornecimento de eletricidade que afetou todos os Estados do Nordeste na última quarta, 28. "Em virtude das evidências de que a queimada da vegetação causou os desligamentos, a Agência instruirá os consequentes processos administrativos para a determinação das responsabilidades e punições previstas na regulamentação setorial", diz o comunicado.

O texto destaca que a fiscalização da Aneel inspecionou, nos dias 30 e 31 de agosto, as faixas das linhas de transmissão de 500 kV Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí. A ação foi para identificar as causas dos desligamentos na semana passada. A operação foi acompanhada por técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Segundo a inspeção, no local apontado como centro da ocorrência, na fazenda Santa Clara, a faixa de servidão da Linha de Transmissão (LT) Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí apresenta vegetação de porte inadequado sob as linhas, o que caracteriza falta de limpeza das faixas. As linhas de transmissão Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí são operadas pelas concessionárias Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) e Interligação Elétrica Norte Nordeste (Ienne), informa a Aneel.

Acompanhe tudo sobre:AneelApagãoIncêndios

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia