Mundo

Aneel abre processos de consulta e audiências públicas

As decisões pela abertura desses processos de debate foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União

Dynegy Holdings (Getty Images)

Dynegy Holdings (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2012 às 22h55.

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou hoje que realizará três audiências públicas e também um novo processo de consulta pública. Serão debatidos, entre outros temas, a revisão da memória de cálculo referente ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) e a revisão dos procedimentos relativos ao Sistema de Informação Geográfica Regulatório. As decisões pela abertura desses processos de debate foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

A Aneel destaca a realização da consulta pública 02/2012, que propõe uma discussão para "obter subsídios para o levantamento de modificações dos procedimentos relativos ao Sistema de Informação Geográfica Regulatório - SIG-R". O intercâmbio de documentos estará aberto até o dia 5 de março. A agência explica que o SIG-R é um sistema implantado pelas distribuidoras de energia elétrica que contém informações geográficas com parâmetros elétricos, estruturais e de topologia dos sistemas de distribuição de alta, média e baixa tensão, além das informações das empresas envolvidas.

A agência ressalta também a realização da audiência pública 04/2012, criada para "obter subsídios para revisão da Memória de Cálculo referente ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi) em face da metodologia do Banco de Preços de Referência estabelecida pela Resolução Homologatória número 758/2009". O intercâmbio de documentos, dentro do processo de debate, poderá ser feito até o dia 2 de março. O Reidi influencia o cálculo da Receita Anual Teto para leilões de transmissão e da Receita Anual Permitida (RAP) para reforços de transmissão a serem percebidos pela transmissora, explica a Anatel.

Revisão tarifária

Também lançada hoje, a audiência pública 02/2012 foi estabelecida para "obter subsídios para o aprimoramento da revisão tarifária da Companhia Energética do Ceará (Coelce) relativa ao terceiro ciclo de revisões tarifárias das concessionárias de distribuição de energia elétrica. O período da audiência ficou estabelecido entre hoje e o dia 2 de março, com realização de sessão presencial para discutir o tema, em Fortaleza (CE), no dia 2 de março.

A audiência pública 03/2012, por sua vez, tem por objetivo "obter subsídios para a revisão do Manual do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, versão 2008". O período de envio de sugestões ficará aberto de hoje até o dia 16 de março. Haverá sessão presencial para discutir o tema no dia 14 de março, em Curitiba (PR).

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergiaEnergia elétricaLeilõesServiços

Mais de Mundo

Trump diz que taxará produtos do México e Canadá assim que assumir a presidência

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro