Mundo

Amtrak assume responsabilidade por acidente de trem nos EUA

Empresa alega, através de carta, que está cooperando com as investigações do acidente de trem que deixou 8 mortos e 200 feridos na Filadélfia


	Trem da rede Amtrak que descarrilou na noite de terça-feira, na Filadélfia
 (Jewel Samad/AFP)

Trem da rede Amtrak que descarrilou na noite de terça-feira, na Filadélfia (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2015 às 20h43.

Filadélfia - O presidente da Amtrak, Joseph Boardman, afirmou em carta que a empresa está cooperando para a investigação do acidente de trem que deixou oito mortos e mais de 200 feridos nesta semana na Filadélfia.

Segundo ele, a empresa assume "total responsabilidade" no caso.

Investigadores federais dos EUA estavam tentando descobrir o motivo de o trem ter acelerado no último minuto antes de descarrilar. A composição estava acima do dobro da velocidade permitida, no momento do acidente.

Até agora, os investigadores não encontraram problemas no trilho, na sinalização ou na locomotiva, e o trem estava no horário previsto.

Em carta no blog oficial da empresa, Boardman lamentou as mortes e disse que a empresa assume a responsabilidade e lamenta profundamente o acidente.

O engenheiro Brandon Bostian, de 32 anos, estava no controle do trem. Autoridades da Filadélfia disseram que estão investigando o caso, para depois decidir se apresentam alguma acusação.

O advogado de Bostian, Robert Goggin, disse à rede ABC News que seu cliente teve uma concussão, precisou tomar 15 pontos na cabeça e não tem lembranças do momento do acidente.

O advogado também afirmou que o cliente não estava ao celular, nem havia bebido ou usado drogas no dia do acidente.

"Ele se lembra de ir para a curva, de tentar reduzir a velocidade e então apagar", disse Goggin.

Segundo o advogado, o cliente está cooperando totalmente com a polícia e disse tudo o que sabia, concordando imediatamente em fazer um exame de sangue e entregar o celular para averiguação.

Na quinta-feira, 43 pessoas ainda estavam hospitalizadas, sendo que seis delas em estado grave. Os médicos esperam, porém, que todas se recuperem.

A Amtrak informou que serviços limitados de trem entre a Filadélfia e Nova York devem ser retomados na segunda-feira, com o serviço normalizado na terça-feira.

A Amtrak leva 11,6 milhões de passageiros ao ano no Corredor Nordeste, via que fica entre Washington e Boston. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-tremEmpresasEstados Unidos (EUA)MortesPaíses ricos

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump