Mundo

América Latina vai receber US$ 500 mi para combater desastres naturais

BID deverá abrir uma linha de financiamento para ajudar os países da região a combaterm catástrofe como as chuvas no Rio de Janeiro e os terremotos no Chile e Haiti

O terremoto no Haiti: desastres atrapalham a economia local (Getty Images)

O terremoto no Haiti: desastres atrapalham a economia local (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 10h19.

Washington - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) espera fornecer em 2011 mais de US$ 500 milhões à América Latina e Caribe como ajuda a minimizar os impactos dos desastres naturais na região, entre os quais figuram as chuvas que caíram em janeiro na Região Serrana do Rio de Janeiro, informou o organismo nesta quinta-feira.

A previsão financeira para eventuais desastres é uma preocupação crescente na América Latina e Caribe. No ano passado, além do Brasil, a Venezuela e a Colômbia também foram vítimas das águas, e a região foi testemunha de devastadores terremotos no Chile e Haiti e de uma ativa temporada de furacões na América Central e no México.

O BID lembrou que os desastres naturais podem desequilibrar as contas fiscais de qualquer país e solapar a capacidade de os Governos responderem a emergências e tomarem medidas para reparar ou mitigar os impactos sociais e econômicos de tais catástrofes.

A pedido dos Governos de vários países-membros, o BID desenvolveu um enfoque integrado de gestão de riscos financeiros perante desastres naturais, que tem como objetivo ajudar os países a se prepararem melhor para enfrentar emergências causadas por eventos catastróficos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisTerremotosEnchentesEmpréstimosTsunami

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza