Secretário da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), Enrique Iglesias: oportunidades oferecidas por latinos devem ser aproveitadas por boa parte dos europeus, disse Iglesias (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 12 de dezembro de 2013 às 12h12.
Roma - O secretário da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), Enrique Iglesias, afirmou nesta quinta-feira que a América Latina é um "pilar fundamental" para solucionar boa parte "dos problemas europeus".
Iglesias fez a declaração durante seu discurso na primeira sessão da 6ª Conferência Itália-América Latina e o Caribe realizada entre hoje e amanhã em Roma, e da qual participam chanceleres e autoridades italianas e de 16 países da América Latina e do Caribe.
As oportunidades oferecidas tanto por América Latina como Caribe devem ser aproveitadas por boa parte dos países europeus que vivem uma situação de crise econômica desde o ano de 2008 em processo de enriquecimento mútuo, segundo explicou Iglesias.
O máximo representante da Segib pôs em valor o fato de que a América Latina seja hoje a "grande região emergente do mundo ocidental" e enumerou as conquistas alcançadas durante a última década na qual "80 milhões de pessoas saíram da pobreza e 50 milhões entraram na classe média".
O secretário da Segib advertiu, no entanto, do "grande desafio" que representa a desigualdade, persistente tanto na América Latina como na Europa e no resto do mundo.
"Enfrentamos uma nova etapa para transformar a região", ressaltou Iglesias, apostando em revolucionar os capitais humanos, especialmente em matéria de educação e economia, com atenção para as novas tecnologias; e institucional, levando a cabo as reformas necessárias.
"A América Latina tem potencial e pode receber conhecimentos graças ao tempo de experiência da Europa e Itália em diversos campos", recomendou Iglesias.
Iglesias afirmou que se deve "repensar as novas oportunidades" e desenvolver um mercado regional como o latino-americano "com um grande potencial".