Mundo

América Latina define nesta terça sua postura face à cúpula do G20

Outro objetivo do encontro é analisar a atualidade regional em meio à crise internacional

Argentina, Brasil e México são os países que participam do G20 e são membros da Associação Latino-Americana de Integração, que reúne 12 nações da região (Norberto Duarte/AFP)

Argentina, Brasil e México são os países que participam do G20 e são membros da Associação Latino-Americana de Integração, que reúne 12 nações da região (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2011 às 13h29.

Montevidéu - Os 12 países da América Latina e do Caribe que formam a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) definirão nesta terça-feira a postura da região face à cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países ricos e os principais emergentes).

Participarão do encontro ministros das Relações Exteriores, de Economia e da Fazenda dos países-membros da Aladi.

Eles serão recebidos pelo secretário-geral, o argentino Carlos Álvarez, conhecido como Chacho, e pelo presidente do Comitê dos Representantes, o equatoriano Emilio Izquierdo.

O vice-presidente uruguaio em exercício da Presidência, Danilo Astori, será o responsável por fazer o discurso de abertura da reunião.

O objetivo do encontro é analisar a atualidade regional em meio à crise internacional e definir a postura da América Latina face à reunião de líderes do G20 que será realizada na cidade francesa de Cannes entre os dias 3 e 4 de novembro.

Argentina, Brasil e México são os países que participam do G20 e são membros da Aladi.

Deverão apresentar propostas às autoridades dos demais países da Aladi, o chanceler argentino, Héctor Timerman, o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Valdemar Carneiro Leão, e o representante especial do México para o G20, Roberto Marino.

Confirmaram participação ainda no encontro o ministro da Fazenda paraguaio, Dionisio Borda, o ministro de Economia e Finanças uruguaio, Fernando Lorenzo, e o vice-chanceler uruguaio, Roberto Conde.

Assistirão à reunião, que será realizada na sede permanente da Aladi em Montevidéu, a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, o alto representante do Mercosul, o brasileiro Samuel Pinheiro Guimarães, e o secretário-geral da Comunidade Andina de Nações (CAN), Adalid Contreras. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaG20Mercosul

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha