Mundo

'Ameaças' à Coreia do Sul: quais são os países comunistas na atualidade?

Nesta terça-feira, o presidente da Coreia do Sul decretou uma lei marcial de emergência para "erradicar as forças pró-norte-coreanas"

Kim Jong-un é o líder supremo da Coreia do Norte desde 2011 (KCNA VIA KNS / AFP/AFP)

Kim Jong-un é o líder supremo da Coreia do Norte desde 2011 (KCNA VIA KNS / AFP/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 13h43.

O presidente da Coreia do SulYoon Suk Yeol, declarou uma lei marcial de emergência no país nesta terça-feira, 3, e citou a "ameaça comunista" da Coreia do Norte como justificativa.

A Coreia do Norte é um dos poucos países comunistas do mundo. Neste modelo, não se prevê propriedade privada e tudo é de controle estatal, como as residências e empresas. O governo determina o que deve ser produzido e busca manter os salários de forma menos desigual.

O modelo foi adotado por dezenas de países no século 20, estimulados pela União Soviética, que se tornou a segunda maior potência global após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a União Soviética entrou em colapso nos anos 1980, após crises econômicas e reformas mal-sucedidas. Com isso, o comunismo foi sendo abandonado pelo mundo. Atualmente, há apenas cinco países comunistas no mundo.

Quais os países comunistas no mundo atualmente?

China

O Partido Comunista assumiu o poder na China em 1949, encerrando uma longa guerra civil. Depois disso, o líder Mao Tsé-tung criou a República Popular da China, que adotou o comunismo como modelo econômico e mantém o Partido Comunista como legenda única. O país, no entanto, começou a se abrir para a economia de mercado a partir dos anos 1970, e hoje possui várias empresas privadas e parcerias com multinacionais, em um modelo chamado de "socialismo com características chinesas"

Vietnã

O Partido Comunista do Vietã é o único do país. Em 1975, tropas comunistas invadiram a capital do sul do Vietnã, colocando fim à guerra. Desde então, após vencer os Estados Unidos, o comunismo foi instaurado no país todo.

Laos

O país se tornou independente em 1953, com a instauração de uma monarquia constitucional. Após a independência, uma guerra civil culminou com o fim da monarquia, quando o movimento comunista Pathet Lao chegou ao poder em 1975. Atualmente, o Laos é uma república socialista de partido único.

Coreia do Norte

O país foi criado em 1948 e se tornou uma ditadura comandada pela família Kim, no poder até hoje. O país iniciou uma guerra para tentar conquistar a Coreia do Sul em 1950, com apoio da União Soviética, mas não obteve sucesso, pois os EUA ajudaram o Sul a se defender. Um cessar-fogo foi assinado em 1953.

Cuba

A Revolução Cubana aconteceu em 1959. O processo foi conduzido por um movimento guerrilheiro que tinha como liderança Fidel Castro e Ernesto “Che” Guevara. Os guerrilheiros cubanos, que a princípio conduziam um movimento revolucionário nacionalista, foram os responsáveis por derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista na ilha. Depois, adotaram o comunismo na ilha. Em resposta, os EUA criaram um embargo ao país, que afetou severamente a economia local.

Acompanhe tudo sobre:ComunismoCoreia do NorteCoreia do SulCapitalismo

Mais de Mundo

Parlamento da Holanda rejeita acordo UE-Mercosul e pede a governo que evite aprovação

Governo Lula defende solução pacífica em crise por lei marcial na Coreia do Sul

Lula terá novo encontro com Mujica durante viagem ao Uruguai

Netanyahu avisa ao Hezbollah que 'um cessar-fogo não é o fim da guerra'