Um lutador curdo mantém guarda em direção às posições dos militantes do Estado islâmico perto de Mosul (REUTERS/Youssef Boudlal)
Da Redação
Publicado em 20 de novembro de 2014 às 17h12.
Bagdá - Um líder do Estado Islâmico morreu em um ataque aéreo na cidade iraquiana de Mosul, disseram moradores e uma fonte médica local nesta quinta-feira.
Radwan Taleb al-Hamdouni, quem as fontes descrevem como líder do grupo militante radical em Mosul, morreu com o motorista do carro em que estava quando foi atingido em um bairro da cidade na tarde da quarta-feira.
O grupo ultra radical varreu o norte do Iraque em junho quase sem resistência do exército do Iraque, consolidando-se na região de Anbar, coração sunita do país.
Hamdouni foi enterrado na quarta-feira, em funeral acompanhado por grande número de apoiadores, alguns carregando bandeiras pretas do Estado Islâmico, disse uma fonte.
Dois funcionários dos Estados Unidos disseram que não poderiam confirmar a morte de Hamdouni. Hamdouni era o "wali" do Estado Islâmico, ou governador, de Mosul, dominada pelo grupo em junho e maior cidade do califado autodeclarado do estado Islâmico.
Os Estados Unidos lançaram ataques aéreos contra o grupo no Iraque em agosto, expandindo depois suas operações a alvos na Síria.
A campanha aérea ajudou forças curdas a retomar território no Iraque e defender a cidade fronteiriça síria de Kobani.