Mundo

Alpinista morre e outro fica desaparecido no Monte Aconcágua

Eric Nourse morreu na noite de sábado, enquanto participava de uma expedição com seu irmão Greg Nourse e David Reinhart

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2012 às 12h55.

Buenos Airesv - Um alpinista americano morreu e outro está desaparecido, no Monte Aconcágua, o pico mais alto das Américas, província de Mendoza, no oeste da Argentina, informou nesta segunda-feira a imprensa do país.

Eric Nourse morreu na noite de sábado, enquanto participava de uma expedição com seu irmão Greg Nourse e David Reinhart. O americano chegou a ser assistido por uma patrulha de resgate, mas não resistiu. Reinhart, por sua vez, permanece desaparecido e segundo a polícia informou ao jornal "Uno", segue sendo procurado.

O trio havia começado na sexta-feira o último trecho da escalada ao topo do Aconcágua. Eles já havia superado os 6 mil metros e estavam a pouco mais de 500 metros do cume, pela rota da Geleira dos Poloneses.

Na tarde do sábado, a empresa que fazia o serviço de logística do grupo avisou à Chefia do Parque Aconcágua que um familiar dos irmãos Nourse havia recebido uma mensagem via telefone por satélite de Greg, avisando que estavam com problemas.

A brigada de resgate encontrou Eric em estado crítico. Houve tentativa de reanimá-lo, mas ele acabou falecendo horas depois de ser resgatado. Segundo o jornal "Los Andes", de Mendoza, o alpinista morreu por um edema pulmonar seguido de uma parada respiratória.

Greg foi internado em um hospital da região, mas está fora de perigo. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaTurismoArgentina

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky