Moradoras olham danos após ataque do que os ativistas dizem ter sido da Força Aérea leal a Bashar Al-Assad, em Damasco (Yousef Homs/Reuters)
Da Redação
Publicado em 22 de junho de 2014 às 15h19.
Amã - Milícias xiitas do Iraque e do Líbano, com apoio do Exército sírio, ocuparam na quarta-feira um subúrbio da zona sul de Damasco, disseram ativistas da oposição, num revés para os rebeldes sunitas que tentam manter seu controle sobre a estratégica periferia da capital.
Pelo menos 20 rebeldes foram mortos na ofensiva dos milicianos iraquianos e da guerrilha libanesa Hezbollah na localidade de Sheikh Omar, ocorrida sob cobertura da artilharia e de tanques do Exército sírio, segundo os ativistas. Eles disseram que dezenas de combatentes xiitas morreram ou ficaram feridos.
A cidade de Sheikh Omar fica entre duas rodovias importantes para abastecer as forças do presidente Bashar al-Assad nas províncias de Deraa e Sweida, perto da fronteira com a Jordânia.
Estima-se que mais de 120 mil pessoas tenham morrido em dois anos e meio da guerra civil síria. Autoridades da região acreditam que até 60 mil combatentes xiitas do Iraque, Irã, Iêmen e Líbano tenham ido para a Síria auxiliar Assad. Os rebeldes teriam recebido o reforço de 30 mil combatentes sunitas do exterior.