Mundo

Aliados de Assad capturam subúrbio de Damasco, diz oposição

Segundo ativistas, milícias xiitas ocuparam na quarta-feira um subúrbio da zona sul de Damasco

Moradoras olham danos após ataque do que os ativistas dizem ter sido da Força Aérea leal a Bashar Al-Assad, em Damasco (Yousef Homs/Reuters)

Moradoras olham danos após ataque do que os ativistas dizem ter sido da Força Aérea leal a Bashar Al-Assad, em Damasco (Yousef Homs/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 15h19.

Amã - Milícias xiitas do Iraque e do Líbano, com apoio do Exército sírio, ocuparam na quarta-feira um subúrbio da zona sul de Damasco, disseram ativistas da oposição, num revés para os rebeldes sunitas que tentam manter seu controle sobre a estratégica periferia da capital.

Pelo menos 20 rebeldes foram mortos na ofensiva dos milicianos iraquianos e da guerrilha libanesa Hezbollah na localidade de Sheikh Omar, ocorrida sob cobertura da artilharia e de tanques do Exército sírio, segundo os ativistas. Eles disseram que dezenas de combatentes xiitas morreram ou ficaram feridos.

A cidade de Sheikh Omar fica entre duas rodovias importantes para abastecer as forças do presidente Bashar al-Assad nas províncias de Deraa e Sweida, perto da fronteira com a Jordânia.

Estima-se que mais de 120 mil pessoas tenham morrido em dois anos e meio da guerra civil síria. Autoridades da região acreditam que até 60 mil combatentes xiitas do Iraque, Irã, Iêmen e Líbano tenham ido para a Síria auxiliar Assad. Os rebeldes teriam recebido o reforço de 30 mil combatentes sunitas do exterior.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadGuerrasIslamismoPolíticosSíriaXiitas

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista