Mundo

Alguns alemães ricos dispostos a pagar mais impostos

Quatro milionários do país disseram a revista Die Zeit que são favoráveis a medida, mas maioria não quis responder a pergunta

O aumento de impostos para os mais ricos foi proposto pelo bilionário americano Warren Buffet (Sean Gallup/Getty Images)

O aumento de impostos para os mais ricos foi proposto pelo bilionário americano Warren Buffet (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2011 às 14h55.

Berlim - Quatro grandes ricos alemães dizem estar dispostos a pagar mais impostos para ajudar a reduzir a dívida pública, seguindo o exemplo do americano Warren Buffet, segundo a edição da revista Die Zeit que sairá às bancas nesta quinta-feira.

Os milionários em questão são Michael Otto, magnata da venda por catálogo na Alemanha; Martin Kind, presidente do clube de futebol de Hanover; Jürgen Hunke, segurador; e o cantor Marius Müller-Westernhagen.

A Die Zeit diz que entrevistou neste sentido dezenas de milionários, mas que a maioria se negou a responder à pergunta.

"Não teria nada contra um aumento dos impostos para as rendas mais elevadas", afirmou Otto, que se opõe, no entanto, à reintrodução na Alemanha do imposto sobre fortunas, abolido em 1997.

Em meados de agosto, o bilionário investidor Warren Buffett pediu aos congressistas americanos o aumento dos impostos para as pessoas mais ricas, com o objetivo de reduzir o enorme déficit orçamentário do país, afirmando que a medida não afetará os investimentos nem os empregos.

Em um artigo publicado no jornal New York Times, o diretor do fundo de investimentos Berkshire Hathaway propôs um aumento dos tributos para os americanos com renda superior a um milhão de dólares por ano e uma alta ainda mais importante para os que recebem mais de US$ 10 milhões por ano.

Na semana passada, 16 grandes fortunas francesas também lançaram um pedido similar para uma "contribuição excepcional" dos grandes ricos.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaImpostosLeãoMilionáriosPaíses ricos

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique