Mundo

Alerta de emergência é acionado em Guam. Por engano

Rádio e rede de televisão realizaram um teste com os alertas nessa madrugada, causando pânico na população da pequena ilha do Pacífico

Ilha de Guam, no Pacífico (mjf795/Thinkstock)

Ilha de Guam, no Pacífico (mjf795/Thinkstock)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 15 de agosto de 2017 às 11h51.

Última atualização em 15 de agosto de 2017 às 11h58.

São Paulo – A população do território americano de Guam levou um grande susto nesta terça-feira, depois que uma rádio e uma rede de televisão emitiram um alerta de emergência durante a madrugada. A pequena ilha vive dias de tensão depois que a Coreia do Norte ameaçou atacá-la em retaliação ao presidente Trump.

Horas depois, no entanto, o Escritório Nacional de Segurança do território se manifestou dizendo que tudo não passou de um engano, já que as emissoras realizavam apenas um teste dos alertas. “O teste não autorizado não tem qualquer ligação com uma emergência”, disseram autoridades em um comunicado, “esse erro humano jamais se repetirá”.

Embora Guam tenha rechaçado a possibilidade de um ataque norte-coreano e o regime tenha dado um passo para trás em suas provocações, o clima é de tensão e a situação segue delicada, especialmente para os residentes de Guam, que se assustaram com a emissão do alerta e se manifestaram nas redes sociais.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteDonald TrumpEstados Unidos (EUA)GuerrasTestes nucleares

Mais de Mundo

Machado convoca boicote a próximas eleições na Venezuela após denúncias de fraude

Washington declara emergência por frio extremo na véspera da posse de Trump

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia

Multidão, caos e homens armados na entrega das reféns em Gaza