Mundo

Verdes aprovam coalizão e abrem caminho para Scholz se tornar chanceler

Foi aprovado por 86% dos cerca de 71 mil membros dos Verdes que participaram da votação

 (Sean Gallup / Equipe/Getty Images)

(Sean Gallup / Equipe/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 6 de dezembro de 2021 às 13h47.

Última atualização em 6 de dezembro de 2021 às 16h02.

O partido progressista Verdes da Alemanha votou nesta segunda-feira a favor da adesão a um governo de coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD) e o Partido Liberal Democrata (FDP) abrindo caminho para Olaf Scholz se tornar chanceler.

Um acordo de coalizão entre as três partes que governarão a Alemanha nos próximos quatro anos prevê grandes investimentos em energia renovável e infraestrutura.

Foi aprovado por 86% dos cerca de 71.000 membros dos Verdes que participaram da votação. O SPD e o FDP votaram a favor do acordo no fim de semana.

Scholz, que foi ministro das Finanças da chanceler Angela Merkel, enfrenta o desafio de dominar uma quarta onda de covid-19 que forçou os 16 estados da Alemanha a implementar restrições severas, especialmente aos não vacinados.

Seu partido nomeou nesta segunda-feira o parlamentar do SPD e especialista em questões de saúde Karl Lauterbach como ministro da Saúde.

Lauterbach se tornou uma figura proeminente durante a pandemia, apelando por lockdowns e vacinação na televisão e nos jornais.

Os três partidos vão assinar oficialmente o acordo de coalizão na terça-feira, e a câmara baixa do Parlamento alemão deve votar em Scholz como chanceler no dia seguinte.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaPolítica

Mais de Mundo

Chanceler do Egito alerta para risco de 'guerra regional total'

Bolívia denuncia "atos de desestabilização" de Evo Morales para ONU e CIDH

Hezbollah anuncia 'nova fase', e declara 'guerra indefinida' a Israel

Netanyahu diz que só metade dos 101 reféns em Gaza está viva, segundo imprensa local