Mundo

Alemanha vai indenizar prisioneiros soviéticos da 2ª Guerra

O governo alemão planeja pagar € 10 milhões em indenizações a aproximadamente 4 mil prisioneiros soviéticos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial


	Parada celebra fim da segunda guerra na Rússia: a Europa lembrou o 70º aniversário do fim da guerra no início deste mês
 (Reuters)

Parada celebra fim da segunda guerra na Rússia: a Europa lembrou o 70º aniversário do fim da guerra no início deste mês (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2015 às 16h46.

Berlim - O governo da Alemanha planeja pagar um total de 10 milhões de euros em indenizações a estimados quatro mil prisioneiros soviéticos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial pelo seu sofrimento nas mãos dos nazistas, disseram fontes da coalizão governamental nesta quarta-feira.

A Europa lembrou o 70º aniversário do fim da guerra no início deste mês, e o evento chamou a atenção para alguns dos aspectos menos debatidos do conflito, como o destino de muitos milhões de prisioneiros de guerra.

As fontes afirmaram à Reuters que os aliados conservadores da chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram com seus parceiros do Partido Social Democrata em mobilizar o valor num orçamento suplementar. Cada sobrevivente receberá 2.500 euros.

O sofrimento dos 5,3 milhões de prisioneiros de guerra soviéticos detidos pelas forças alemãs entre 1941 e 1945 foi extremo, e mais da metade deles morreu. Mantidos em condições sub-humanas, muitos foram executados e outros morreram de fome ou doenças.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaÁsiaEuropaGuerrasIndenizaçõesPaíses ricosRússia

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado