Mundo

Alemanha rejeita controle seletivo de passageiros aéreos

Setor do tráfego aéreo do país havia sugerido a medida, para ajudar no combate ao terrorismo

Policiais no aeroporto de Frankfurt: sindicato da classe também não aceitou a proposta (Alex Grimm/Getty Images)

Policiais no aeroporto de Frankfurt: sindicato da classe também não aceitou a proposta (Alex Grimm/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de dezembro de 2010 às 08h04.

Berlim - O Governo alemão desprezou nesta quarta-feira a implantação de um controle seletivo de passageiros nos aeroportos em função de idade ou procedência do viajante, como propôs o setor do tráfego aéreo como medida na luta antiterrorista.

A ministra da Justiça, Sabine Leutheussen-Schnarrenberger, rejeitou essa proposta, em declarações publicadas nesta quarta no jornal "Frankfurter Rundschau", e lembrou que estabelecer divisões no tratamento dos passageiros por questão de origem ou religião resulta em estigmatizá-los.

Pesa como justificativa que a postura seria contrária ao princípio alemão e europeu da igualdade dos indivíduos diante da lei, acrescentou a ministra, do Partido Liberal (FDP).

"Um funcionário de aeroporto bem formado tem condições de decidir como deve ser controlado cada indivíduo", aponta Leutheussen-Schnarrenberger.

A ministra respondeu dessa forma à proposta do presidente da Associação de Aeroportos alemães (ADV), Christoph Blume, de introduzir esse novo controle.

Contrária a medida também está o Sindicato da Polícia (GdP), cujo presidente, Bernhard Witthaut, advertiu nesta quarta, através da televisão pública "ZDF", que o sistema seria não só ilegítimo do ponto de vista legal, mas pouco efetivo.

"Um sistema de controle seletivo não aumentaria a segurança", indicou Witthaut, para quem o decisivo para a melhoria do controle aéreo seria uma desprivatização dos controles, para passar a competência a Polícia.

"O olho do policial é para estas situações mais efetivo do que as instruções as equipes privadas", acrescentou o presidente de GdP.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteTerrorismoPaíses ricosEuropaAviaçãoAlemanha

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista