Mundo

Alemanha propõe criação de agência para sustentabilidade

A possível criação de uma agência para este fim pode ser um dos temas discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)

Esta será a quarta cúpula de desenvolvimento sustentável convocada na história, depois da de Estocolmo em 1972, do Rio de Janeiro em 1992 e Johannesburgo em 2002 (Odd Andersen/AFP)

Esta será a quarta cúpula de desenvolvimento sustentável convocada na história, depois da de Estocolmo em 1972, do Rio de Janeiro em 1992 e Johannesburgo em 2002 (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2012 às 16h59.

Berlim - A chefe do governo alemão, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira que a ONU deveria criar uma agência especializada em desenvolvimento sustentável.

"Em vista da importância crucial de temas como o desenvolvimento sustentável ou a proteção do meio ambiente, a ONU tem que ter, na minha opinião, uma instituição encarregada do desenvolvimento sustentável", declarou a chanceler em um discurso.

A possível criação de uma agência para este fim pode ser um dos temas discutidos na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será celebrada em junho no Rio de Janeiro.

A embaixada da Alemanha em Brasília confirmou na segunda-feira que Merkel não estará presente à cúpula.

A ausência de Merkel será uma das mais sentidas no encontro, realizado entre 20 e 22 de junho, que terá como objetivo obter o compromisso dos líderes mundiais com uma nova economia para o planeta, que leve em conta a escassez de recursos naturais.

Até o momento, a ONU informou que espera 100 chefes de Estado e de governo, além de 50.000 participantes, incluindo representantes de movimentos sociais e empresários de todo o planeta.

Esta será a quarta cúpula de desenvolvimento sustentável convocada na história, depois da de Estocolmo em 1972, do Rio de Janeiro em 1992 e Johannesburgo em 2002.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaONUPaíses ricosRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Reino Unido testará uso de IA para identificar migrantes adultos que tentam se passar por crianças

Sem citar Brasil, Trump afirma que só irá abaixar tarifas se países abrirem mercado para os EUA

Distância de 60 metros: Avião quase 'pousa' em cima de Boeing 737 decolando na Cidade do México

União Europeia prepara tarifas de 30% sobre US$ 117 bilhões de produtos dos EUA em resposta a Trump