Mundo

Alemanha pode receber 500 mil migrantes por ano

"Acredito que podemos lidar com um número da ordem de meio milhão durante vários anos", afirmou o ministro da Economia alemão


	Sigmar Gabriel, ministro alemão da Economia: "Acredito que podemos lidar com um número da ordem de meio milhão durante vários anos"
 (AFP)

Sigmar Gabriel, ministro alemão da Economia: "Acredito que podemos lidar com um número da ordem de meio milhão durante vários anos" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2015 às 07h39.

A Alemanha pode receber 500 mil refugiados por ano, durante alguns anos, disse o vice-chanceler e ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel.

"Acredito que podemos lidar com um número da ordem de meio milhão durante vários anos", afirmou nessa segunda-feira (7) à noite, à televisão pública ZDF.

"Não tenho dúvidas sobre esse número, talvez até mais", acrescentou o líder social-democrata, no momento em que a Alemanha se prepara para receber 800 mil refugiados este ano, quatro vezes mais do que no ano anterior.

Para Sigmar Gabriel, o país não pode "aceitar, por ano, perto de 1 milhão de pessoas e fazer uma integração sem problemas".

O vice-chanceler disse que os outros países da União Europeia (UE) também devem aceitar a sua cota de refugiados, já que milhares de pessoas continuam a fugir da guerra e da pobreza no Oriente Médio e na África, procurando refúgio entre os 28 Estados-Membros.

A Alemanha poderá continuar aceitando "uma cota desproporcional" entre os países da UE "por ser, sem dúvida, um país economicamente forte", acrescentou Gabriel.

O vice-chanceler alemão disse que considera inaceitável que a UE continue a contar apenas com alguns países, como a Áustria, a Alemanha e a Suécia, para receber maior número de refugiados. "É por isso que a política europeia precisa mudar", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaImigraçãoPaíses ricosRefugiados

Mais de Mundo

'Bolsonaro não é como um amigo, é alguém que eu conheço', diz Trump

Banco Popular da China realiza nova injeção de liquidez de RMB 1,4 trilhão em julho

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal